Governo ainda não arrumou questão da PSP e GNR

O Governo liderado por Pedro Passos Coelho ainda não arrumou na gaveta o novo estatuto da Policia de Segurança Pública e da Guarda Nacional Republicana. A questão é para ficar resolvida ainda nesta legislatura, segundo disse recentemente a ministra da tutela, Anabela Rodrigues.

anabela rodriguesA Ministra da Administração Interna disse à margem da comemoração do 148º aniversário do Comando Metropolitano do Porto da PSP que o Governo está ” envidar os nossos melhores esforços no processo legislativo que está em curso e muito brevemente haverá notícias sobre isso”, referindo ao novo estatuto das forças policiais portuguesas.

Recentemente a Associação de Profissionais da Guarda ameaçou com protestos caso o novo estatuto não seja aprovado em breve, dando conta das alterações realizadas através de negociações entre as associações sindicais e o ministério. A GNR quer assim ver aprovado o mais rapidamente possível o novo estatuto que se encontra a ser negociado desde os tempos do ministro Miguel Macedo.

O comunicação da Associação de Profissionais da Guarda afirma que “se o estatuto não vier a ser aprovado, alguém deverá assumir publicamente as suas responsabilidades”, acrescentando então que a associação não se vai “coibir de assumir acções de protesto, caso a realidade o venha a justificar”.

Ainda assim crê a mesma associação que o diploma seja discutido e aprovado no Conselho de Ministros que se vai realizar já esta semana, dando assim cumprimento às intenções não só das associações sindicais mas também do Ministério da Administração Interna e de Pedro Passos Coelho.

Descomplicador:

O Ministério da Administração Interna está a “envidar esforços” para aprovar os novos estatutos da PSP e da GNR antes do fim da actual legislatura. A Associação de Profissionais da Guarda disse já que caso o novo estatuto não seja aprovado vai avançar com acções de protesto.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *