Governo francês elogia actuação de Alex Tsipras

tsiprasO Ministro das Finanças francês, Michel Sapin elogiou publicamente a atitude do Primeiro-Ministro grego Alex Tsipras, relativamente às medidas que está a tomar para tentar solucionar a questão da crise grega. Para Sapin, Tsipras “assume a sua responsabilidade como nunca antes o fez outro governo” na Grécia.

Em entrevista à rádio France Inter, Michel Sapin revelou que este terceiro programa de assistência à Grécia foi desenhado para “ser bem sucedido”, elogiando a coragem de Alex Tsipras na forma como tem tentado fazer reformas no seu país.

O Ministro das Finanças do governo de Hollande afirmou ainda que “os 85 mil milhões de euros é a solidariedade que devemos à Grécia para permitir a toda a zona euro encontrar a estabilidade, a confiança”. Entre as principais medidas tomadas por Alex Tsipras e pelo Governo que lidera, Sapin destaca as que foram tomadas em “matéria de poupança, de cobrança de impostos e de reformas profundas para permitir a recuperação económica da Grécia”.

Para Sapin a prioridade depois do terceiro resgate estar sobre rodas é voltar a trabalhar com vista a corrigir a dívida grega, por forma a “permitir à Grécia retomar a respiração, o oxigénio, a actividade”. Apesar do resgate ter sido já aprovado no Parlamento grego tem de ir ainda à aprovação do Eurogrupo, com a Alemanha a ter levantado já algumas questões sobre o plano financeiro desenhado para o país helénico.

Descomplicador:

O Ministro das Finanças francês, Michel Sapin elogiou publicamente a coragem de Alex Tsipras na tentativa de implementar reformas na Grécia. Sapin elogiou ainda a forma como Tsipras assumiu as responsabilidades do país, algo que “nenhum outro Governo fez”.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *