Tony Blair afirma que Labour “passa o momento mais difícil dos últimos 100 anos”

Tony Blair dedicou um artigo no jornal britânico The Guardian contra o candidato ao Labour, Jeremy Corbyn, candidato que é assumidamente anti-Blair e que pode mesmo vencer as eleições internas do partido que segundo o ex Primeiro-Ministro “passa o momento mais difícil dos últimos 100 anos”.

Tony BlairJeremy Corbyn é a nova coqueluche do Labour e apesar de ter sido o candidato a avançar mais tarde parece ser o que está mais próximo de ser eleito líder do partido, sucedendo assim a Ed Miliband. Anti-Blair, Corbyn é agora alvo de um artigo assinado pelo ex-Primeiro Ministro britânico, que entre outros diz que o partido enfrente “o momento mais perigoso dos últimos cem anos”.

Tony Blair diz mesmo que sob a liderança de Jeremy Corbyn o partido enfrenta não só uma derrota nas próximas eleições, mas também a “aniquilação” do próprio Labour. Blair esclarece que “não interessa se é da esquerda, da direita ou do centro do partido, se costumava apoiar-me ou odiar-me”, garantindo que com Corbyn o Labour caminha “para o precipício”.

Recorde-se que Tony Blair venceu três eleições entre 1997 e 2007 graças a uma nova corrente no partido denominada de New Labour, uma terceira via que tornou o partido mais próximo dos mercados e que Jeremy Corbyn vem agora criticar.

Corbyn defende entre outros a nacionalização dos caminhos de ferro e da energia, bem como de outros sectores da economia. Corbyn tem poucas hipóteses de ser Primeiro-Ministro segundo a opinião de alguns dos colunistas, mas caso isso venha a acontecer só irá tomar posse já com 70 anos, tornando este um “case-study” de sucesso na politica britânica.

Descomplicador:

Tony Blair dedicou um artigo no The Guardian a Jeremy Corbyn o candidato que está em melhor posição para vencer as eleições internas do Labour e suceder a Ed Miliband na liderança do partido. Com 66 anos, Corbyn foi o último candidato a avançar à liderança do partido.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *