Hillary Clinton dá acesso aos seus emails privados

A ex-secretário de Estado e agora candidata nas eleições primárias dos Estados Unidos da América, Hillary Clinton, divulgou junto do FBI os seus emails privados, situação que tem estado a gerar polémica nas últimas semanas. Hillary utilizou um endereço privado para trocar emails profissionais enquanto integrava a administração de Barack Obama.

Hillary Clinton Barack ObamaO advogado de Hillary Clinton deu assim o acesso do servidor privado dos emails da candidata democrata às primárias norte-americanas à agência federal. A polémica deu-se porque Hillary utilizou uma conta pessoal para trocar emails profissionais durante o seu mandato na administração de Obama, situação que quando foi descoberta gerou polémica nos Estados Unidos da América.

O FBI abriu uma investigação à situação, pedindo acesso ao servidor ao advogado de Hillary Clinton, bem como à empresa que gere os servidores de email. A candidatura de Hillary informa também que foi entregue ao FBI uma pen com milhares de cópias de emails de Hillary que tinha sido entregue já ao Departamento de Estado.

Os rivais de Hillary Clinton, do Partido Republicano, acusam a ex-Secretário de Estado de querer manter os emails fora dos registos oficiais, durante o tempo em que desempenhou funções governamentais. Hillary Clinton disse no entanto que enviou 55 mil páginas impressas, correspondentes a 30 mil mensagens a agentes da administração que vão arquivar a informação e mais tarde disponibilizá-la publicamente tal como pede a lei americana.

Descomplicador:

Hillary Clinton entregou o acesso ao seu email privado ao FBI, depois de ter rebentado a polémica de que utilizou uma conta pessoal de email durante os anos em que foi Secretária de Estado da administração de Obama. Os Republicanos acusam Hillary de querer manter os emails fora do registo oficial.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *