Autarquias do Porto reúnem de urgência para evitar privatizações

O Conselho Metropolitano do Porto convocou uma reunião de urgência para Sexta-Feira, para discutir o ajuste directo da STCP e do Metro do Porto, que o Governo está a conduzir de forma tida como “acelerada”. Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto já se mostrou “frontalmente contra” esta privatização.

Rui MoreiraA reunião das autarquias da zona do Porto foi convocada um dia depois do Ministério da Economia ter anunciado que a privatização da Sociedade de Transporte Colectivos do Porto (STCP) e da Metro do Porto vão ser feitas por ajuste directo.

O presidente da autarquia de Gaia, Eduardo Rodrigues pediu já a demissão dos conselhos de administração das duas empresas de transportes por “não existirem mínimos de confiança” face aos administradores de ambas as empresas. Hermínio Loureiro, presidente do Conselho Metropolitano do Porto também se mostrou surpreendido pela “pressa do Governo no processo, em especial depois do que aconteceu na primeira fase”.

Entretanto o Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira já se mostrou “frontalmente contra” afirmando que “não estão a defendidos os interesses do municipio e dos utentes”. O autarca eleito através de um movimento independente disse ainda que os processos “foram mal lançados e foram mal conduzidos”, acreditando ainda que à “luz do que agora foi divulgado, e se nada for feito, serão ainda pior concluídos”.

Rui Moreira admitiu no entanto que o Governo tem legitimidade para conduzir a privatização com este método e que judicialmente as autarquias nada podem fazer para pôr fim ao processo.

Descomplicador:

A STCP e o Metro do Porto vão ser privatizados por ajuste directo, contrariamente ao pretendido pelas autarquias da zona do Porto. Os presidentes das Câmaras vão reunir de emergência na Sexta-Feira, depois do Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira já ter dito ser “frontalmente contra” este processo.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *