Durão Barroso diz que Trump é um “politico palhaço e racista”

Durão BarrosoO ex-Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso disse numa “aula” na Universidade de Verão do PSD que se está a realizar em Castelo de Vide, que Donal Trump é um “politico palhaço” e “xenófobo”, mas dizendo também que não é só nos Estados Unidos da América que existem políticos assim.

Para o ex-Primeiro Ministro e ex-Presidente da Comissão Europeia, Donald Trump, o candidato que vai à frente das sondagens nos Estados Unidos da América, Donald Trump, tem tido “afirmações racistas e xenófobas”, acrescentando ainda que “na Europa também temos políticos palhaços”. Ainda assim, Barroso considera que o crescimento de Trump e de partidos como o Tea Party são a prova de que “os nacionalismos não estão a crescer só na Europa”.

Durão Barroso demonstrou ainda o seu apoio às fronteiras abertas, defendendo que os países devem no entanto manter um “certo controlo” por forma a não dar razão aos movimentos “anti-migratórios que têm vindo a crescer”.

Quanto à União Europeia, Barroso referiu que “ninguém gosta de ver andaimes, mas sabe que por trás está a ser construído um edifício”, utilizando esta metáfora para descrever a construção Europeia dos últimos anos. Barroso defendeu ainda o Euro, dizendo que “não foi a troika que criou a crise, foi a crise que criou a troika” e acreditando que as noticias que dão conta da morte da Europa “são ligeiramente exageradas”.

Descomplicador:

Durão Barroso defendeu a União Europeia dizendo ser um “edifício em construção”. O ex-Presidente da Comissão Europeia disse ainda que “Donald Trump é um politico palhaço e xenófobo”, falando dos movimentos migratórios.

 

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *