Marine Le Pen lidera sondagens em França

A líder da Frente Nacional, Marine Le Pen lidera actualmente as sondagens em França num estudo de opinião publicado na Paris Match. A líder do partido anti-europeu e anti-emigração está à frente de Nicolas Sarkozy e de François Hollande.

Marine Le PenSe a eleição marcada para 2017 se realizasse agora seria a filha do polémico Jean Marie Le Pen, recentemente expulso do partido que fundou, que venceria as eleições, com uma taxa a rondas os 26/27%. Em segundo surge o ex-Presidente Nicolas Sarkozy com 24% e em terceiro o actual presidente francês, François Hollande.

No entanto se em vez de François Hollande, o candidato fosse Manuel Valls, o actual Primeiro-Ministro, Le Pen venceria ainda com 26% mas com uma margem mais reduzida, com Valls a registar 22%. O estudo da Paris Match, realizado pelo IFOP, revela ainda que com as margens de erro, Valls e Hollande registam a mesma votação, indo assim Sakozy e Le Pen a uma segunda volta.

Nas presidenciais de 2012, François Hollande registou 51,6% dos votos, face aos 48,4% de Nicolas Sarkozy. As sondagens foram realizadas entre 17 e 19 de Agosto, num universo de 950 pessoas. Recorde-se que recentemente Marine Le Pen ditou o afastamento do seu pai, Jean Marie Le Pen do partido que fundou, a Frente Nacional, solução cujos resultados são ainda desconhecidos.

Descomplicador:

Marine Le Pen, líder da Frente Nacional lidera actualmente as sondagens em França, à frente de Nicolas Sarkozy e de François Hollande. Segundo o estudo divulgado pela Paris Match, Le Pen e Sarkozy iriam protagonizar uma segunda volta.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *