Governo aprova estatuto da PSP e acalma a policia

Anabela Rodrigues, Ministra da Administração Interna deu a conhecer esta Quinta-Feira em conferência de imprensa a aprovação do novo estatuto da Policia de Segurança Pública (PSP), pondo assim fim à greve às multas. A questão da GNR está ainda por resolver mas ainda assim foram feitos avanços.

anabela rodriguesA Associação de Profissionais da Guarda (APN) estava apreensiva com a situação, tendo em conta que apenas o novo estatuto da PSP estaria na agenda do Conselho de Ministro, ainda assim a Ministra da Administração Interna revelou no final da reunião que “foi aprovado o decreto lei que clarifica os regimes transitórios de passagem à reserva e reforma aplicados aos militares da GNR e os das Forças Armadas”.

No entender da tutela, “com a aprovação deste diploma vai-se acabar com a situação de grave desiguladade entre o tratamento dado a militares da GNR em relação aos militares das Forças Armadas”, acalmando assim as hostes nas forças policiais portuguesas.

Paulo Rodrigues, do Sindicato da PSP disse ontem que “caso o Governo aprove o novo estatuto suspendemos todas as acções de protesto”, incluindo a da greve às multas, situação que se deve agora verificar, aprovado que está o novo estatuto.

Do lado da GNR as coisas ainda não estão concluídas, com César Nogueira, do sindicato da guarda a afirmar ao Diário de Noticias que o Governo está a “ceder a pressões militaristas, uma pressão dos oficiais do Exército que receiam deixar de ter os postos de comando na GNR devido ao estatuto, pois o documento prevê serem os oficiais da Guarda a comandar a corporação”.

Descomplicador:

Anabela Rodrigues, Ministra da Administração Interna aprovou hoje o novo estatuto da PSP pondo assim fim à greve das multas. Do lado da GNR existiram já avanços mas falta ainda aprovar o novo estatuto.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *