Tsipras perde mais membros para a ala radical

Alex Tsipras não está com a vida facilitada dentro do Syriza. O Primeiro-Ministro grego viu o Syriza perder 53 elementos para a ala radical formada por descontentes e que vai concorrer de forma autónoma nas eleições marcadas para o final de Setembro.

Tsipas SyrizaA data das eleições ainda não foi oficialmente marcada mas as movimentações estão a realizar-se desde já, com a Unidade Popular, partido que surge da Plataforma de Esquerda do Syriza a conseguir reunir cada vez mais apoios que vêm do descontentamento de diversos militantes com a opção de aceitar o terceiro resgate.

Nikos Chountis, eurodeputado eleito pelo Syriza foi um dos 53 elementos que deixou agora o partido, acusando Tsipras de não ter discutido os termos do terceiro resgate com o Comité Central do Syriza.

Existem ainda dois nomes cujo destino ainda não é conhecido e com preponderância no Governo de Alex Tsipras. Euclid Tsakalotos, Ministro das Finanças e Gabriel Sakellaridis, porta-voz do Governo ainda não deram sinais de lealdade a Tsipras, podendo também optar por seguir o caminho de alguma das divisões que têm surgido dentro do Syriza.

Já Zoe Konstantopoulou, presidente do Parlamento grego também é conhecido que vai deixar o Syriza depois de ter tentado bloquear todas as decisões acerca do terceiro resgate, mostrando-se frontalmente contra Tsipras e indo assim formar um novo partido que ao que tudo indica irá concorrer em coligação com a Unidade Popular.

Por fim, Yanis Varoufakis, que votou contra o resgate, rejeitou entrar na Unidade Popular e nas listas do Syriza, mas o seu futuro politico não é ainda conhecido.

Descomplicador:

Depois de um grupo de deputados do Syriza ter deixado o partido para fundar a Unidade Popular, agora outros 53 elementos anunciaram também a sua saída. As movimentações para as eleições já começaram.

 

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *