Em Santarém o PS tem que mudar candidatos

Numa fase em que os tribunais estão a analisar as candidaturas, o Partido Socialista em Santarém tem que fazer alterações na sua lista, devido à falta de cumprimento da Lei da Paridade. Recorde-se que a lista do PS de Santarém gerou alguma polémica com a troca directa de Sónia Sanfona por Idália Serrão por indicação de António Costa.

Cabeça-de-lista do PS Santarém

Cabeça-de-lista do PS Santarém

O PS não cumpre assim a Lei da Paridade, tendo de fazer uma substituição de candidatos, trocando um homem por uma mulher. No distrito, também o Partido Democrático Republicano e o Pessoas-Animais-Natureza registaram problemas com a Lei da Paridade.

Os partidos têm agora dois dias para corrigir a situação, sendo que no caso do PS, a troca poderá ser feita ao nível dos candidatos suplentes, tendo em conta que a lista apresenta 28,58% de candidatas mulheres, precisando de atingir a fasquia dos 30%. O PDR tem quatro candidatos masculinos de forma efectiva, tendo também de corrigir essa situação.

De referir que a lista do Partido Socialista em Santarém gerou polémica na sua aprovação na Federação Distrital, com a distrital liderada por António Gameiro, apoiante de Seguro a sugerir Sónia Sanfona para a lista, levando a que o Secretário-Geral do PS, António Costa indicasse a sua substituição por Idália Serrão.

A Rede Regional avança que Margarida Rabita, militante da Juventude Socialista de Almeirim pode assim integrar a lista no lugar de Nuno Ferreira, de Tomar, no entanto o mandatário da candidatura não tem respondido aos contactos feitos pela comunicação social.

No caso da coligação Portugal à Frente (PSD/CDS), foi apenas pedida a indicação da residência da candidata apontada pelo CDS, Patrícia Fonseca de Oliveira, que ocupa o 4º lugar na lista liderada por Teresa Leal Coelho.

Descomplicador:

A lista do Partido Socialista em Santarém tem de ser alterada devido ao incumprimento da Lei da Paridade, obrigando à substituição de um candidato homem por uma mulher. O mesmo problema regista-se também com o PDR de Marinho e Pinto e com o PAN.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *