Bancos não emprestam dinheiro a Marinho e Pinto

Os bancos não estão a conceder créditos ao Partido Democrático Republicano, o partido liderado por António Marinho e Pinto. Os donativos e os empréstimos em nome pessoal são as formas encontradas pelos pequenos partidos para financiarem os orçamentos eleitorais.

Marinho e PintoAo Diário de Noticias, Marinho e Pinto revelou que pediu já créditos bancários a seis instituições diferentes, tendo sido recusado em todas. O actual eurodeputado diz resignado que “os bancos não emprestam, é a crise”, revelando ainda que tem ainda pendentes pedidos noutras instituições bancárias onde “os processos estão entregues, a papelada está assinada. Aguardamos. Se também disserem que não, vamos ver”.

O Partido Democrático Republicano apresentou junto da Entidade das Contas e Financiamento Politico um orçamento na ordem dos 207 mil euros, um valor que é o terceiro maior dos partidos sem assento parlamentar, a seguir ao Juntos Pelo Povo, com 355 mil euros e ao LIVRE/Tempo de Avançar, que apresentou um orçamento de 215 mil euros.

Apesar de quantificar qual a quantia pedida às instituições bancárias, Marinho e Pinto deverá ter de recorrer a empréstimos a titulo pessoal e a donativos de militantes e candidatos a deputados nas listas do PDR.

O orçamento global dos partidos sem assento parlamentar para as legislativas de Outubro deste ano é na ordem dos 1,355 milhões de euros, cinco vezes inferior aos orçamentos dos partidos com representação na Assembleia República que apresentaram orçamentos que totalizam os 7,5 milhões de euros.

Descomplicador:

Marinho e Pinto tem tido dificuldades no acesso ao crédito bancário para financiar a campanha do Partido Democrático Republicano, tendo de recorrer a empréstimos pessoais e donativos depois de ter visto créditos recusados por seis instituições diferentes.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *