Jeremy Corbyn criticado pela esquerda portuguesa

Jeremy Corbyn é um dos mais populares candidatos à liderança do Labour, o partido de esquerda em Inglaterra, que conseguiu três maiorias pela mão de Tony Blair. Actualmente com 66 anos, Corbyn está a entusiasmar a esquerda britânica com uma politica que vai frontalmente contra as ideias de Blair, que aliás veio já lançar um alerta aos militantes do Labour. Em Portugal, elementos ligados ao PS não vêm com bons olhos o nome de Corbyn para a liderança.

Jeremy CorbynPara Carlos Zorrinho, eurodeputado eleito pelo Partido Socialista, a candidatura de Corbyn “traz uma certa perspectiva saudosista e revivalista para um mundo que já não existe”, segundo disse ao jornal i, acrescentando ainda que viu com “bons olhos a liderança de Tony Blair à excepção da mistura da politica externa com a politica interna”.

Corbyn é visto como alguém com politicas próximas de François Miterrand, mas que no entender de diversos elementos dos socialistas europeus já não estão adaptadas aos tempos actuais. Também nas declarações recolhidas pelo jornal i, Ascenso Simões, ex-director de campanha do PS disse que “Corbyn é uma perda de tempo, porque vai afastar uma larga franja do eleitorado que é pró-União Europeia”.

Para Tiago Barbosa Ribeiro, presidente do PS Porto, a vitória de Jeremy Corbyn pode “recuperar valores originários do socialismo, nomeadamente na aproximação aos sindicatos e aos trabalhadores”, enquanto Ascenso Simões acredita que o candidato ao Labour está a viver um pouco à sombra da “utopia que caracteriza a esquerda”.

Por fim, Pedro Delgado Alves, recomenda que o Labour “não apague o legado de Tony Blair e de Gordon Brown, mas sim que faça um balanço e parta daí para o futuro”.

Descomplicador:

Jeremy Corbyn é o favorito a vencer as eleições internas para o Labour em Inglaterra, mas por Portugal, elementos ligados ao Partido Socialista pedem uma modernização do partido e não vêm com bons olhos a liderança de Corbyn.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *