Coligação a um ponto do PS. Passos em terreno positivo

A nova sondagem divulgada hoje pelo jornal Expresso indica que a coligação PSD/CDS está a apenas um ponto do Partido Socialista. Este é o melhor resultado para a coligação Portugal à Frente, desde que António Costa assumiu a liderança do PS. Pedro Passos Coelho sobe na avaliação pessoal e entra em terreno positivo.

Portugal à FrenteO Partido Socialista desceu 0,3% face à última sondagem, registando 36%, com o PSD e o CDS a registarem 35%, mais +0,2% face ao último barómetro conduzido pela Eurosondagem. Em terceiro lugar surge a CDU, com 10,4%, que também subiu cerca de 0,4 pontos percentuais. O Bloco de Esquerda desceu 0,4% e os resultados apontam agora para os 4,6%.

Dos partidos sem assento parlamentar, o Partido Democrático Republicano de António Marinho e Pinto, regista 2,3%, e o LIVRE/Tempo de Avançar, cerca de 1,7%. A diferença entre o PS e o PSD/CDS tem vindo sempre a descer desde a apresentação da coligação a 25 de Abril. A Eurosondagem realizou agora esta barómetro a um mês das eleições legislativas.

A fatia de indecisos continua no entanto elevada, registando 21%, sendo esta a taxa que vai decidir o vencedor das eleições legislativas e é também nesta faixa que os partidos se têm concentrado nos últimos tempos, procurando captar o máximo de eleitores possíveis.

Nas avaliações individuais, António Costa continua destacado no topo com 22,4 pontos, deixando Paulo Portas em segundo com 11,1%. Pedro Passos Coelho entrou pela primeira vez desde Outubro de 2012 em terreno positivo, registando 1%, depois de subir 2,1%.

Descomplicador:

O Partido Socialista e a coligação PSD/CDS estão agora a apenas um ponto de distância na sondagem divulgada hoje a um mês das legislativas. Na avaliação individual, Pedro Passos Coelho entrou pela primeira vez em terreno positivo desde Outubro 2012.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *