Novo Banco vendido só depois das eleições

As negociações para a venda do Novo Banco deverão ser abortadas ao longo do dia de hoje, sendo a venda efectivada apenas após o acto eleitoral de 4 de Outubro. A Fosun está a oferecer um valor abaixo do pretendido segundo revelou hoje o Diário Económico, levando o Banco de Portugal a dar por encerradas as negociações.

Novo BancoA Fosun está a oferecer cerca de 1,5 mil milhões de euros, um valor abaixo do pretendido pelo Banco de Portugal, que deve assim pôr um fim às negociações e retomar apenas após a realização dos testes de stress que estão agendados para Novembro. Os potenciais interessados querem ainda saber quais as necessidades de recapitalização do banco português.

Com a queda das negociações a recapitalização terá de ser assim assegurada pelo Governo português. Depois do falhanço com a Anbang e com a Fosun, a Apollo que era considerada pelo Banco de Portugal não deverá ser convidada a negociar, concluindo assim as hipóteses de venda, tendo em conta que estes foram os três interessados que passaram à fase final de negociações.

Será assim o Fundo de Resolução criado pelo Governo português com a participação de empresas financeiras a assegurar a recapitalização necessária para que o antigo Banco Espírito Santo consiga passar nos testes de stress realizados pelo Banco Central Europeu.

Nuno Amado, presidente do Millenium BCP defendeu que “depressa e bem não faz ninguém”, preferindo assim que seja criada estabilidade no sector e que permita a todos os bancos garantir estabilidade com a venda do Novo Banco, apesar de ser chamado a ter mais responsabilidades tendo em conta que é também interveniente no processo de recapitalização.

Descomplicador:

O Novo Banco só deverá ser vendido depois das eleições, terminando hoje as negociações com a Fosun que não atingiu os valores desejados pelo Banco de Portugal. A venda deve ser só reaberta depois da realização de testes de stress em Novembro.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *