Agressões e sequestros no Avante. PCP acusa imprensa de “provocações”

O semanário Expresso avançou na sua edição de hoje que a Policia de Segurança Pública (PSP), recebeu quatro queixas referentes à Festa do Avante, organizada pelo Partido Comunista Português (PCP). Entre as queixas contam-se agressões, roubos e sequestros, sendo que os casos mais graves estão sob a alçada da Policia Judiciária.

Festa do AvanteO Expresso relata o caso de José P. militante do PCP que colaborou na montagem da festa e que num período de descanso foi colocado contra a sua vontade numa carrinha onde foi espancado durante largos minutos. Já um activista espanhol relata que estava a beijar outro homem quando foi levado também para dentro de uma carrinha onde foi agredido com “socos e pontapés”.

Manuel, o activista espanhol diz ainda ter tirado fotografias aos seguranças, mas após terem dado conta foi novamente agredido, tendo-lhe sido colocada uma corda à volta do pescoço. O Expresso contactou o gabinete de imprensa do PCP que não desmentiu as acusações, mas que referiu que “as situações como as descritas não correspondem à prática, às orientações e aos princípios que norteiam a actuação dos membros do partido na Festa do Avante”.

Entretanto o mesmo gabinete de imprensa difundiu um comunicado a dar conta que a noticia publicada é “provocatória e difamatória contra a Festa do «Avante!», registando critérios e operações que procuram diminuir a dimensão política, cultural e de convívio da Festa do «Avante» e descaracterizar o seu conteúdo e funcionamento”, acrescentando ainda que “denunciam-se os processos recorrentes de falsificação e difamação que ao longo dos anos se repetem a propósito da Festa do «Avante!»”.

Descomplicador:

O Expresso deu conta de casos de agressões e sequestros na Festa do Avante, mas o PCP sem negar as acusações diz que as noticias são “provocações contra a Festa” promovida pelo Partido Comunista. Dois participantes dão conta de agressões dentro de carrinhas da segurança do evento.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *