Convocada cimeira extraordinária para discutir refugiados

O Presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, anunciou esta quinta-feira através da sua conta de twitter que está marcada para a próxima semana uma cimeira extraordinária para debater a crise dos refugiados. Nessa reunião, que terá lugar na quarta-feira dia 23, estarão presentes os diferentes líderes da União Europeia.

Donald TuskO encontro terá lugar um dia depois de os ministros do Interior dos estados membros se reunirem para discutir o problema dos fluxos migratórios. O objectivo da cimeira anunciada hoje por Tusk passa pela recolocação de 120 mil pessoas entre os diferentes países que pertencem à União Europeia. A iniciativa vai acontecer em Bruxelas por volta das 18h00 (17h00 em Portugal continental).

O anúncio já era esperado hoje. Depois de Alemanha e Áustria terem pedido que se realizasse uma cimeira para debater o problema dos refugiados, Tusk tinha respondido que haveria de tomar uma decisão até esta quinta-feira. A urgência deste encontro aumenta consoante a crise dos refugiados cresce. Contudo, a necessidade de encontrar uma solução conjunta aumentou depois de o encontro da passada segunda-feira, dia 14, que reuniu ministros do Interior e ministros da Justiça, ter acabado sem qualquer consenso.

O grande debate, que se pode vir a tornar num impasse, prende-se com o facto de nem todos os países quererem quotas obrigatórias, como é o caso da Eslováquia ou da Hungria. Do outro lado há países que exigem que assim seja porque temem que as quotas voluntárias não sejam suficientes para responder à crise da melhor maneira e receiam ter um número de refugiados demasiado grande, como é o caso da Alemanha, de França ou da Suécia.

Recorde-se que de dia para dia o problema aumenta e a tensão sobe de tom. Ontem a polícia húngara carregou sobre os refugiados utilizando canhões de água e gás lacrimogéneo para os dispersar. A União Europeia espera que esta cimeira sirva para responder a este problema da melhor maneira e com uma solução viável para todos.

Descomplicador:

Donald Tusk anunciou hoje, através da sua conta do twitter a convocatória para uma cimeira extraordinária para debater a crise dos refugiados. Depois de uma primeira reunião esta semana que chegou ao fim sem consenso, o Presidente do Conselho Europeu convocou um novo encontro para a próxima quarta-feira, dia 23 de Setembro.

Publicado por: José Pedro Mozos

23 anos, natural de Lisboa. Aos dezasseis anos percebeu que a sua vocação era o jornalismo. Licenciado em jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social e pós graduado em Jornalismo Multiplataforma pela FCSH – Universidade Nova de Lisboa. Entre março de 2016 e junho de 2017 passou pela SIC Notícias. Faz parte da editoria de política da Revista VISÃO desde julho de 2017. Acredita no jornalismo como sendo um dos pilares de qualquer democracia. Atualmente, faz parte do Conselho Editorial do Panorama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *