Ricardo Salgado autorizado a votar

Ricardo Salgado

O ex-Presidente do Grupo Espírito Santo, Ricardo Salgado, foi autorizado a votar no dia 4 de Outubro. Aquele que foi em tempos um dos homens mais poderosos do país será ao que tudo indica escoltado pelas autoridades para poder exercer o seu direito de voto. José Sócrates não terá ainda efectuado o pedido para votar nas eleições legislativas.

O juíz Carlos Alexandre terá já dado ordem para a deslocação de Ricardo Salgado, que será escoltado pela Policia de Segurança Pública, que no entanto não poderá levar armas de fogo. A lei eleitoral indica que num espaço até 100m da assembleia eleitoral não podem estar presentes forças armadas, a não ser em situação de emergência e após chamada pelo presidente da respectiva assembleia.

José Sócrates é outro dos nomes que se encontra nesta situação, mas que ainda não terá formulado nenhum pedido, situação que os seus advogados devem dar seguimento nas próximas semanas. A Comissão Nacional de Eleições publicou há semanas atrás um esclarecimento que cabe ao juiz responsável pelo processo decidir como podem os arguidos exercer o seu direito de voto.

Descomplicador:

Ricardo Salgado foi já autorizado a votar pelo juiz Carlos Alexandre, devendo ser escoltado pela Policia de Segurança Pública que no entanto não se pode fazer acompanhar de armas. José Sócrates não terá ainda feito o pedido para exercer o seu direito ao voto.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *