Movimento pela independência da Catalunha mostra força antes das eleições

O movimento pela independência da região da Catalunha fez uma demonstração de força ao reunir milhares de pessoas no comício de encerramento da campanha da plataforma Juntas del Si, liderada por Artur Mas em Barcelona.

Artur MasA Juntas del Si é a plataforma liderada pelo polémico Artur Mas que pretende iniciar um processo de independência da região da Catalunha, caso obtenha a maioria absoluta nas eleições autónomas que se realizam este Domingo. Esta plataforma reúne vários partidos, entre eles o de Artur Mas, que segue em quarto da lista, mas também a Convergência Democrática Catalã, a Esquerda Republicana Catalã e outros movimentos cívicos de menor dimensão.

Milhares de pessoas encheram a Avenida Reina Maria Cristina, com muitos jovens entre os participantes do comício. O que a maioria dos apoiantes afirma é que sabe “que dia 28 ninguém vai ser independente, mas ao menos Madrid vai ser obrigado a negociar”, defendendo assim esta plataforma de esquerda que luta pela independência da região.

Os apoiantes pedem para a Catalunha um acordo de autonomia e um novo pacto fiscal, à semelhança do que existe no Pais Basco ou em Navarra. Mas no conjunto dos apoiantes há também os mais radicais, que dizem não acreditar na intenção de Madrid em negociar e que acreditam que a independência unilateral será mesmo a única alternativa.

Entretanto Jean Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, respondeu a um deputado espanhol dizendo que a União Europeia não reconhece um estado criado por uma assembleia autonómica, que viola a constituição de um país .

Descomplicador:

O movimento de Artur Mas, que reúne um conjunto de outros partidos e movimentos pela independência da Catalunha, promoveu uma manifestação de força dias antes das eleições autónomas na Catalunha. Este movimento pretende iniciar um processo de independência da região.

 

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *