Joana Vasconcellos, Pilar del Rio e Manuel João Vieira em almoço com António Costa

O Secretário-Geral do Partido Socialista, António Costa, promoveu hoje um almoço com diversos agentes culturais em Lisboa, onde contou com a participação de Pilar del Rio, Joana Vasconcellos e até do cantor Manuel João Vieira, que há anos que tenta uma candidatura à Presidência da Republica. O candidato a Primeiro-Ministro do PS quis falar do que pretende de um Ministério da Cultura.

António Costa Cultura Legislativas 2015António Costa referiu no almoço que “mais importante do que ter um Ministério da Cultura é termos um governo de Cultura”, acrescentando que uma estrutura cultural no Governo “não é para os agentes culturais, é para o país” e que não deve ser orientada tendo em conta a “politica de gosto do Governo”.

Para o líder do Partido Socialista, um Ministério da Cultura deve “criar condições de igualdade de oportunidade para que haja gosto pela cultura e para que a cultura seja acessível a todos”. António Costa quer criar em Portugal uma “sociedade do conhecimento” assente na “ciência e na cultura”.

António Costa aproveitou ainda para recordar o facto de ter trabalhado na Câmara de Lisboa com muitas das personalidades presentes, pedindo ainda que “sejam amigos e dêem ao PS condições de governar”. Antes da intervenção de António Costa, intervieram também António Pinto Ribeiro, gestor cultural, Joana Vasconcellos, artista plástica, Pilar del Rio, mulher de José Saramago e directora da Fundação Saramago e ainda Carrilho da Graça, arquitecto.

Quem, para surpresa de alguns dos presentes e da imprensa, marcou presença no almoço foi o cantor Manuel João Vieira, dos “Ena Pá 2000” e “Irmão Catita” que ninguém se recorda de alguma vez ter participado numa iniciativa com o Partido Socialista.

Descomplicador:

António Costa almoçou em Lisboa com um conjunto de agentes culturais, para definir aquilo que pretende de um Ministério da Cultura. Joana Vasconcellos, Pilar del Rio e até Manuel João Vieira marcaram presença nesta iniciativa.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *