Bloomberg antevê abstenção elevada nas eleições portuguesas

A Bloomberg noticiou hoje numa antevisão das eleições legislativas de 4 de Outubro que este pode ser o acto eleitoral menos participado desde o 25 de Abril de 1974. A falta de alternativas politicas e a elevada emigração são as causas apontadas pela agência norte-americana.

BloombergA agência americana recorda a percentagem de 41,9% nas eleições de 2011 mas alerta que este ano o número poderá ser ainda maior, contando também com os jogos dos três grandes para esta equação. António Costa Pinto, professor da Universidade de Lisboa ouvido para a peça da Bloomberg diz que “em Portugal, muitas pessoas decidem não votar porque estão chateadas ou por não acreditarem que votar faça grande diferença”.

Pedro Adão e Silva, professor do ISCTE e ex-dirigente do PS, foi também citado neste artigo, onde recorda que “desde 2011 quase 500 mil pessoas deixaram o país”, um número que segundo o analista politico se fará sentir na afluência às urnas do próximo Domingo.

Ainda assim, segundo a Bloomberg qualquer que seja o vencedor, entre o PSD/CDS e o Partido Socialista, “ambos os partidos continuam a pregar a disciplina orçamental”, não havendo assim problemas a esperar quanto à questão da dívida pública. A análise financeira esteve a cargo de Colin Bermingham, analista do BNP Paribas em Londres.

Descomplicador:

A agência norte-americana, Bloomberg antevê as eleições legislativas em Portugal, esperando a maior abstenção de sempre desde a Revolução de 1974. Ainda assim não são de esperar alterações financeiras, quaisquer que sejam os vencedores do sufrágio.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *