Amanhã é dia de ir votar!

votarDomingo dia 4 de Outubro é dia de eleições legislativas em Portugal. Para muitos jovens é a primeira vez que irão exercer o direito de voto e é sobretudo para eles que o Panorama preparou este guia simples do que precisam de saber para votarem. Ainda assim, para os restantes, recordar a matéria também não é tempo perdido.

Número de eleitor

Desde que a modernização tecnológica chegou às eleições nacionais, não é necessário cartão de eleitor, que aliás já nem se produz. Em vez do clássico cartão, basta levar o Cartão do Cidadão e saber qual é o numero de eleitor. Para saber qual é o número de eleitor basta enviar uma mensagem para o 3838 com RE <espaço> nº de Identificação civil sem check <espaço> data de nascimento AAAAMMDD. Exemplo: RE 12344880 19891007.

Onde votar

Para saber onde é que podes exercer o teu direito de voto tens de consultar o site recenseamento.mai.gov.pt e introduzir os dados do Cartão do Cidadão e a data de nascimento. O site indica-te o local onde votas, a morada e até o número da secção de voto.

Como votar

Bom esta parte é à partida a mais simples. Não te esqueças do Cartão do Cidadão e leva o número de eleitor, que podes consultar no Portal do Eleitor, anotado ou memorizado. No boletim de voto que te será entregue preenche o quadrado que está à frente do partido ou candidatura em que queres votar com uma cruz (x). Dobra o papel em quatro com a parte impressa voltada para dentro e dirigi-te à mesa que contém a urna onde irá ser introduzido o teu voto.

Onde acompanhar os resultados

O Panorama vai acompanhar o dia eleitoral com um liveblog até às 19 horas. A partir das 20h e com as primeiras projecções conhecidas, a equipa do Panorama dará início a um outro liveblog que te irá actualizando com o desenrolar da contagem dos votos assim como as análises das forças partidárias aos resultados do acto eleitoral.

Os partidos também j também têm o local onde acompanharam a noite eleitoral definido. O LIVRE estará no teatro Maria de Matos a seguir os resultados das legislativas. O Bloco de Esquerda estará no centro de lisboa, no cinema São Jorge. O PS vai manter-se fiel à sua tradição e o hotel Altis junto à Avenida da Liberdade será o local onde os socialistas se vão encontrar. Já a coligação deverá marcar presença no hotel Sana junto ao Marquês de Pombal.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *