PaF ganha, Costa fica, Não há maioria: Assim foi a noite eleitoral

O Panorama acompanhou desde manhã o dia eleitoral em Portugal, tendo estado até depois da meia-noite em live blog para acompanhar todas as incidências e saber todas as reacções dos principais protagonistas nestas “decisivas” eleições legislativas.

Legislativas 2015O dia de voto decorreu com normalidade, mas a partir do momento em que foram apresentadas as primeiras projecções a indecisão permaneceu até ao final da noite. No fina de contas, a coligação Portugal à Frente venceu com 36,8%, o PS ficou em segundo com 32,4%, o Bloco de Esquerda surpreendeu tudo e todos ao garantir 10,2% e a CDU conquistou 8,3%, com o Pessoas-Animais-Natureza (PAN) a conquistar 1,39% e a eleger pela primeira vez um deputado.

Quanto à abstenção as primeiras sondagens indicavam que o número podia ficar abaixo de 2011, mas foi mesmo um record no que toca às legislativas, com 43,07%.

No inicio da noite Marcelo Rebelo de Sousa ainda considerou que a esquerda podia tentar formar Governo, mas Passos Coelho e Paulo Portas disseram que quem ganhou deve mesmo assumir a liderança do Governo. António Costa foi um dos grandes derrotados da noite, mas não vai pedir para já a sua demissão, num processo que se vai desenrolar durante os próximos tempos no PS. O Bloco de Esquerda surpreendeu tudo e todos e Catarina Martins garantiu já que não vai apoiar o Governo da direita.

Por fim, a CDU perdeu face ao Bloco, mas conquistou mais um deputado do que tinha garantido em 2011 e o PAN foi outra das grandes surpresas ao conseguir eleger André Silva como deputado. Neste momento faltam ainda eleger os consulados que garantem mais quatro deputados.

Nas redes sociais foram sendo vários os posts, uns mais cómicos outros mais sérios, sobre as eleições que estavam em fase de apuramento de resultados e ao longo da noite diversas personalidades foram reagindo aos resultados. O Panorama falou com João Semedo, João Almeida, Filipe Lobo D’Avila, Filipe Henriques, Margarida Balseiro Lopes, Diogo Leão, Francisco Rodrigues dos Santos e Alexandre Luz.

Descomplicador:

O Panorama acompanhou todo o Domingo de eleições em Portugal de manhã até depois da meia-noite, com os principais resumos, as reacções, e tudo em live-blog quase minuto-a-minuto.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *