Cavaco Silva fala com Passos Coelho e depois com o país

Entre a noite da eleição e a tomada de posse do novo Governo, muitos passos são dados pelos partidos e pela Presidência da Republica para dar seguimento aquilo que os resultados indicam. Cavaco Silva recebe hoje Pedro Passos Coelho e fala de seguida ao país, dando já a indicação de que deverá mesmo convidar o PSD e o CDS a formarem Governo.

Cavaco SilvaO PSD vai reunir esta tarde a Comissão Politica e o Conselho Nacional, esta última com inicio às 18h30, enquanto o CDS reúne a Comissão Politica às 18h e o Conselho Nacional a partir das 20h30. A Comissão Politica é o órgão de gestão dos partidos mas é o Conselho Nacional o órgão máximo entre congressos e com maior representatividade.

Já hoje pelas 18h, o Presidente da Republica, Anibal Cavaco Silva vai reunir com Pedro Passos Coelho em Belém, falando depois ao país às 20h. Isto significa que Passos Coelho vai falar com Cavaco Silva sem qualquer decisão ter sido ainda debatida no Conselho Nacional que começa 30 minutos depois. No caso do CDS nenhum orgão terá ainda reunido à hora do encontro entre Passos Coelho e o Presidente da Republica.

Outra das reuniões que está debaixo dos holofotes hoje é a do Secretariado Nacional do Partido Socialista, agendada para as 21h30, para análise dos resultados de Domingo. Desta reunião poderão surgir indicações no que toca à politica do PS nas relações com a coligação PSD/CDS, bem como a convocação de um congresso para eleição de um novo líder do partido, em data ainda em discussão, tendo em conta que muitos militantes defendem que deve ser apenas após as Presidenciais de 2016.

O PCP vai também reunir hoje o Comité Central, para analisar não só os resultados das legislativas para começar também a debater a posição do partido no que toca às eleições presidenciais. O PCP desejava ver Carvalho da Silva como candidato, mas agora terá de optar entre o apoio a Sampaio da Nóvoa ou a indicação de um candidato próprio.

Recorde-se que Cavaco Silva tem de reunir com os partidos com representação parlamentar antes de dar posse ao Governo, mas deverá já hoje dar indicações a Passos Coelho para que comece a formar Governo e para procurar entendimentos com António Costa.

Segundo o Observador, é ideia de Cavaco Silva colocar Passos Coelho e António Costa a falar antes de dar posse a um novo elenco governamental, por forma a garantir desde já um entendimento para o orçamento de estado que até dia 15 tem de ser enviado a Bruxelas. Depois de ouvir Passos Coelho, o Presidente da Republica deverá convidar António Costa e só depois os restantes partidos de esquerda.

Descomplicador:

Passos Coelho tem hoje um dia importante, reunindo os orgãos do seu partido e encontrando-se com Cavaco Silva, que falará depois da reunião ao país, a partir das 20h. CDS, PS e PCP reúnem também hoje para analisar resultados e discutir estratégias.

 

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *