PCP viabiliza Governo socialista

Jerónimo e CostaAntónio Costa e Jerónimo de Sousa estiveram reunidos esta tarde para discutir eventuais soluções governativas entre PS e PCP e ainda para clarificar as linhas vermelhas de cada partido. Os líderes de cada partido fizeram-se acompanhar de uma equipa que ajudou a esclarecer as condições para que possa haver um entendimento entre ambas as forças partidárias. Do lado socialista, Ana Catarina Mendes, Carlos César, Mário Centeno e Pedro Nuno Santos estiveram ao lado de António Costa. Do lado dos comunistas três homens compunham a comitiva que acompanhou Jerónimo de Sousa: Francisco Lopes, João Oliveira e Jorge Cordeiro.

Às 18h01 os membros do PS estavam a entrar na sede do PCP para dar início às conversações. Depois de uma hora reunidos, os membros dos dois partidos saíram satisfeitos com a negociação. António Costa revelou que se tratou de “uma conversa franca” e que apesar das divergências conhecidas entre ambos os partidos foram encontrados “pontos de convergência importantes”.

Já Jerónimo de Sousa diz que conhece o programa do PS e que não se trata de “uma ruptura com a política de direita”, embora reconheça que o novo quadro político confere “uma oportunidade que seria incompreensível que se desperdiçasse”. O líder dos comunistas avisa que cabe ao PS escolher entre “PSD e CDS ou tomar iniciativa para formar Governo”. Nesse caso, garante Jerónimo de Sousa, a CDU viabilizará “um executivo socialista” e nem impõe a exigência de formar parte desse Governo.

Depois de esta tarde a reunião ter corrido bem, o Partido Socialista irá deslocar-se às 11h da manhã desta quinta-feira à sede do Bloco de Esquerda para dar seguimento à ronda de negociações que terminará na sexta-feira com um encontro entre António Costa e Pedro Passos Coelho.

Descomplicador:

O PS esteve reunido esta tarde com o PCP para delinear os limites de um entendimento que possa viabilizar um Governo liderado pelos socialistas. Tanto António Costa como Jerónimo de Sousa saíram optimistas da reunião, com o líder socialista a afirmar que houve “uma conversa franca” e com o deputado comunista a anunciar que o PCP viabilizará “um executivo socialista”. PS e BE irão reunir amanhã, por volta das 11h.

Publicado por: José Pedro Mozos

22 anos, natural de Lisboa. Aos dezasseis anos percebeu que a sua vocação era o jornalismo. Licenciado em jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Socia e pós graduado em Jornalismo Multiplataforma pela FCSH - Universidade Nova de Lisboa. Foi comentador num programa da rádio da sua faculdade sobre actualidade política; editor de música da ESCS Magazine e escreveu para o site Bola na Rede. Acredita no jornalismo como sendo um dos pilares de qualquer democracia. Atualmente, é jornalista na SIC Notícias.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *