Parlamento em “obras” para receber deputado com mobilidade reduzida

A secretaria-geral da Assembleia da Republica revelou à Agência Lusa estar a desenvolver soluções para que o deputado do Bloco de Esquerda, Jorge Falcato possa aceder a todas as zonas do plenário. Jorge Falcato pertence ao movimento dos (D)eficientes Indignados e foi eleito deputado por Lisboa em representação do Bloco de Esquerda.

Jorge FalcatoEm resposta a um pedido de esclarecimento da Lusa, a Assembleia da Republica informou que “está a ser estudada uma solução para que o deputado possa exercer o seu mandato em condições de igualdade com as dos restantes deputados”. A secretaria-geral do Parlamento informa que “em relação à sala do plenário, é possível o acesso às bancadas, em particular às laterais”.

Ainda assim, diz que “para além disso, estão já a ser estudadas soluções de acesso à tribuna, para que o deputado possa usar da palavra, soluções essas que vão ser analisadas especialmente com o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda”. A gestão da Assembleia da Republica diz ainda que quanto “às saldas dos Grupos Parlamentares, salas de comissões e zonas sociais está garantido, devido às adaptações realizadas desde 1997 para dar seguimento às leis da mobilidade”.

Jorge Falcato tem actualmente 61 anos e é funcionário da Câmara Municipal de Lisboa onde desempenha as funções de arquitecto. Jorge Falcato ficou paraplégico devido a ter sido baleado num protesto contra uma manifestação da direita. Mais tarde colaborou com a fundação da UDP, que mais tarde foi um dos grupos fundadores do Bloco de Esquerda, juntando-se depois aos (D)eficientes Indignados, grupo que conquistou atenção com as vigílias junto ao Parlamento, participando também no movimento “Que se lixe a troika”.

Descomplicador:

O Parlamento está a realizar obras de adaptação para que Jorge Falcato, deputado eleito pelo Bloco de Esquerda possa aceder a todos os espaços que os restantes deputados. O membro do grupo (D)eficientes Indignados foi eleito deputado pelo circulo de Lisboa.

 

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *