PCP anuncia Edgar Silva como candidato presidencial

O Partido Comunista Português irá apoiar Edgar Silva na candidatura à Presidência da República. O anuncio foi feito ao início da tarde desta quinta-feira por Jerónimo de Sousa. O secretário-geral do PCP falou na necessidade de apoiar um candidato que cumpra com a constituição e que saiba defender “os interesses do povo e do país”. Como avançou Jerónimo de Sousa na sua intervenção, a decisão foi tomada por unanimidade pelo Comité Nacional do partido. O secretário-geral afirmou que esta candidatura é dirigida “a todos os democratas e patriotas”.

Edgar SilvaEdgar Silva tem 52 anos, nasceu no Funchal e é deputado da Assembleia da Madeira. Ex-padre, o o militante comunista é licenciado em Teologia e mestre em Teologia Sistemática. Edgar Silva foi ainda docente da Universidade Católica. Desde que concluiu o seu mestrado em 1987 que se dedicou ao exercício da função do sacerdócio e coordenou o Seminário do Funchal, entre outras associações católicas. Foi quase dez anos depois, em 1996, que se deu a sua primeira relação com a política: integrou, como independente, as listas de candidatos a deputados pela CDU à Assembleia Regional da Madeira e foi eleito. No ano seguinte anunciou a sua desvinculação da função de padre e nesse mesmo ano associou-se ao PCP.

Desde então Edgar Silva tem vindo a ser um dos grandes representantes do PCP na região e chegou mesmo ao cargo de coordenador regional do partido. O deputado madeirense foi uma das vozes mais críticas em relação às últimas eleições regionais da Madeira, cujos resultados demoraram dias a ser apurados e a decisão final foi tomada pelo Tribunal Constitucional a 7 de Abril deste ano. Aos 52 anos vai concorrer às eleições presidenciais do próximo ano apoiado pelo partido que representa desde o fim dos anos 90.

O anúncio da candidatura de Edgar Silva será feito dia 15 de Outubro em Lisboa, como garantiu Jerónimo de Sousa na conferência de imprensa desta tarde. O candidato comunista fará o seu anúncio dois dias depois da apresentação da candidatura presidencial de Maria de Belém.

Descomplicador:

Jerónimo de Sousa anunciou ao início desta tarde que Edgar Silva, 52 anos, será o candidato apoiado pelo PCP às eleições presidenciais de Janeiro do próximo ano. Edgar Silva é deputado da Assembleia da Madeira, foi padre e docente da Universidade Católica. A apresentação da candidatura será feita no dia 15 de Outubro em Lisboa.

 

Publicado por: José Pedro Mozos

23 anos, natural de Lisboa. Aos dezasseis anos percebeu que a sua vocação era o jornalismo. Licenciado em jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social e pós graduado em Jornalismo Multiplataforma pela FCSH - Universidade Nova de Lisboa. Entre março de 2016 e junho de 2017 passou pela SIC Notícias. Faz parte da editoria de política da Revista VISÃO desde julho de 2017. Acredita no jornalismo como sendo um dos pilares de qualquer democracia. Atualmente, faz parte do Conselho Editorial do Panorama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *