PCP anuncia Edgar Silva como candidato presidencial

O Partido Comunista Português irá apoiar Edgar Silva na candidatura à Presidência da República. O anuncio foi feito ao início da tarde desta quinta-feira por Jerónimo de Sousa. O secretário-geral do PCP falou na necessidade de apoiar um candidato que cumpra com a constituição e que saiba defender “os interesses do povo e do país”. Como avançou Jerónimo de Sousa na sua intervenção, a decisão foi tomada por unanimidade pelo Comité Nacional do partido. O secretário-geral afirmou que esta candidatura é dirigida “a todos os democratas e patriotas”.

Edgar SilvaEdgar Silva tem 52 anos, nasceu no Funchal e é deputado da Assembleia da Madeira. Ex-padre, o o militante comunista é licenciado em Teologia e mestre em Teologia Sistemática. Edgar Silva foi ainda docente da Universidade Católica. Desde que concluiu o seu mestrado em 1987 que se dedicou ao exercício da função do sacerdócio e coordenou o Seminário do Funchal, entre outras associações católicas. Foi quase dez anos depois, em 1996, que se deu a sua primeira relação com a política: integrou, como independente, as listas de candidatos a deputados pela CDU à Assembleia Regional da Madeira e foi eleito. No ano seguinte anunciou a sua desvinculação da função de padre e nesse mesmo ano associou-se ao PCP.

Desde então Edgar Silva tem vindo a ser um dos grandes representantes do PCP na região e chegou mesmo ao cargo de coordenador regional do partido. O deputado madeirense foi uma das vozes mais críticas em relação às últimas eleições regionais da Madeira, cujos resultados demoraram dias a ser apurados e a decisão final foi tomada pelo Tribunal Constitucional a 7 de Abril deste ano. Aos 52 anos vai concorrer às eleições presidenciais do próximo ano apoiado pelo partido que representa desde o fim dos anos 90.

O anúncio da candidatura de Edgar Silva será feito dia 15 de Outubro em Lisboa, como garantiu Jerónimo de Sousa na conferência de imprensa desta tarde. O candidato comunista fará o seu anúncio dois dias depois da apresentação da candidatura presidencial de Maria de Belém.

Descomplicador:

Jerónimo de Sousa anunciou ao início desta tarde que Edgar Silva, 52 anos, será o candidato apoiado pelo PCP às eleições presidenciais de Janeiro do próximo ano. Edgar Silva é deputado da Assembleia da Madeira, foi padre e docente da Universidade Católica. A apresentação da candidatura será feita no dia 15 de Outubro em Lisboa.

 

Publicado por: José Pedro Mozos

22 anos, natural de Lisboa. Aos dezasseis anos percebeu que a sua vocação era o jornalismo. Licenciado em jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Socia e pós graduado em Jornalismo Multiplataforma pela FCSH - Universidade Nova de Lisboa. Foi comentador num programa da rádio da sua faculdade sobre actualidade política; editor de música da ESCS Magazine e escreveu para o site Bola na Rede. Acredita no jornalismo como sendo um dos pilares de qualquer democracia. Atualmente, é jornalista na SIC Notícias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *