Sérgio Sousa Pinto é a primeira baixa no núcleo duro de António Costa

O ex-Secretário-Geral da Juventude Socialista, Sérgio Sousa Pinto, recentemente eleito deputado pelo Partido Socialista no distrito de Lisboa, pediu a sua demissão do Secretariado Nacional do PS, o orgãos mais restrito do Partido Socialista.

Sérgio Sousa PintoSérgio Sousa Pinto é assim a primeira baixa no núcleo duro de António Costa, segundo avança o jornal i, apesar do deputado dizer ao Observador que só falará nos órgãos internos do Partido Socialista. Segundo o jornal i e o Diário de Noticias, Sousa Pinto está frontalmente contra a estratégia de António Costa de negociar com os partidos da esquerda parlamentar.

Na demissão de António José Seguro, Sérgio Sousa Pinto foi um dos principais apoiantes de António Costa. A par disso, Sousa Pinto é habitualmente associado à linha mais esquerdista do Partido Socialista.

O Secretariado Nacional é o órgão de direcção mais restrito do Partido Socialista, integrando para além de António Costa, nomes como Fernando Medina e Graça Fonseca, da autarquia lisboeta; mas também Manuel Pizarro, João Galamba e Porfírio Silva. Com Sérgio Sousa Pinto, o Secretariado Nacional integra 16 elementos.

Ainda segundo o jornal i, Sérgio Sousa Pinto defende que deve ser a coligação PSD/CDS a formar Governo e não António Costa a procurar uma coligação de esquerda. Esta situação terá certamente lugar de debate na Comissão Politica do PS agendada para a próxima Terça-Feira, exactamente uma semana depois da primeira reunião dos órgãos de gestão do Partido Socialista.

Descomplicador:

Sérgio Sousa Pinto, ex-líder da Juventude Socialista, demitiu-se do Secretariado Nacional do Partido Socialista, o órgão de gestão mais restrito do PS. Sousa Pinto está contra a linha de actuação de António Costa, defende que deve ser a coligação PSD/CDS a formar Governo, mas só fala nos orgãos próprios do partido.

 

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *