Sondagem em Espanha: Ciudadanos chega a terceira força política

O Ciudadanos, partido de centro-direita que foi formado há nove anos na Catalunha, está a crescer de sondagem para sondagem e a pouco mais de dois meses das eleições legislativas em Espanha surge já como terceira força política. Numa sondagem realizada pela empresa Metroscopia para o diário espanhol “El País”, o partido de Albert Rivera obtém 21,5% das intenções de votos e posiciona-se na terceira posição atrás de PSOE e PP.

albert riveraO estudo revelado este domingo em Espanha dá ainda uma diferença residual entre os dois partidos da frente: os socialistas espanhóis reúnem 23,5% das intenções de voto, apenas mais 0,1% que o partido de Mariano Rajoy. Com este cenário, PSOE, PP y Ciudadanos protagonizam um empate técnico a três. O Podemos, partido revelação do ano de 2014 que chegou a liderar as sondagens em Espanha, continua a cair nas intenções de voto e surge agora como quarta força política, obtendo 14,1% das intenções de voto.

Perante este quadro e com as eleições de 20 de dezembro no horizonte, os analistas vaticinam que o partido de Albert Rivera irá ter um papel determinante na formação do próximo Governo espanhol. Depois dos bons resultados nas eleições regionais da Catalunha a 27 de Setembro – 18% dos votos e 25 mandatos no Parlamento catalão -, o Ciudadanos tem vindo a ganhar força e pode continuar a crescer nas próximas semanas. O diário espanhol conclui que perante este cenário há uma certeza: a de que o multipartidarismo está a surgie em Espanha e pode quebrar com o bipartidismo de PP e PSOE.

Esta sondagem reflecte ainda que o Ciudadanos cresceu cinco pontos percentuais em apenas um mês e destaca como factor decisivo para este acontecimento o bom resultado nas eleições regionais da Catalunha. Desde janeiro que o partido catalão, que agora tem implementação nacional, tem vindo a crescer e passou de 8% para os 21,5%. Em sentido inverso aparece o partido de esquerda Podemos, que passou de 28% para metade: 14,1%. Em quinto e último lugar está colocada a força Izquierda Unida, com 5,6% das intenções de voto.

As eleições legislativas espanholas estão marcadas para o dia 20 de dezembro e as sondagens permitem antever um bom resultado para os partidos pequenos e uma descida acentuada do número de votantes nos partidos ditos tradicionais.

Descomplicador:

A mais recente sondagem da Metroscopia para o “El País” revela que o Ciudadanos é já a terceira força política em Espanh. A dois meses das legislativas no país vizinho, o partido de Albert Rivera reúne 21,5% das intenções de voto e aproxima-se assim de PP (23,4%) e PSOE (23,5%), criando um empate técnico entre as três forças. O Podemos, de Pablo Iglesias, surge em quarto lugar com 14,1%.

Publicado por: José Pedro Mozos

23 anos, natural de Lisboa. Aos dezasseis anos percebeu que a sua vocação era o jornalismo. Licenciado em jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social e pós graduado em Jornalismo Multiplataforma pela FCSH – Universidade Nova de Lisboa. Entre março de 2016 e junho de 2017 passou pela SIC Notícias. Faz parte da editoria de política da Revista VISÃO desde julho de 2017. Acredita no jornalismo como sendo um dos pilares de qualquer democracia. Atualmente, faz parte do Conselho Editorial do Panorama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *