Sondagem em Espanha: Ciudadanos chega a terceira força política

O Ciudadanos, partido de centro-direita que foi formado há nove anos na Catalunha, está a crescer de sondagem para sondagem e a pouco mais de dois meses das eleições legislativas em Espanha surge já como terceira força política. Numa sondagem realizada pela empresa Metroscopia para o diário espanhol “El País”, o partido de Albert Rivera obtém 21,5% das intenções de votos e posiciona-se na terceira posição atrás de PSOE e PP.

albert riveraO estudo revelado este domingo em Espanha dá ainda uma diferença residual entre os dois partidos da frente: os socialistas espanhóis reúnem 23,5% das intenções de voto, apenas mais 0,1% que o partido de Mariano Rajoy. Com este cenário, PSOE, PP y Ciudadanos protagonizam um empate técnico a três. O Podemos, partido revelação do ano de 2014 que chegou a liderar as sondagens em Espanha, continua a cair nas intenções de voto e surge agora como quarta força política, obtendo 14,1% das intenções de voto.

Perante este quadro e com as eleições de 20 de dezembro no horizonte, os analistas vaticinam que o partido de Albert Rivera irá ter um papel determinante na formação do próximo Governo espanhol. Depois dos bons resultados nas eleições regionais da Catalunha a 27 de Setembro – 18% dos votos e 25 mandatos no Parlamento catalão -, o Ciudadanos tem vindo a ganhar força e pode continuar a crescer nas próximas semanas. O diário espanhol conclui que perante este cenário há uma certeza: a de que o multipartidarismo está a surgie em Espanha e pode quebrar com o bipartidismo de PP e PSOE.

Esta sondagem reflecte ainda que o Ciudadanos cresceu cinco pontos percentuais em apenas um mês e destaca como factor decisivo para este acontecimento o bom resultado nas eleições regionais da Catalunha. Desde janeiro que o partido catalão, que agora tem implementação nacional, tem vindo a crescer e passou de 8% para os 21,5%. Em sentido inverso aparece o partido de esquerda Podemos, que passou de 28% para metade: 14,1%. Em quinto e último lugar está colocada a força Izquierda Unida, com 5,6% das intenções de voto.

As eleições legislativas espanholas estão marcadas para o dia 20 de dezembro e as sondagens permitem antever um bom resultado para os partidos pequenos e uma descida acentuada do número de votantes nos partidos ditos tradicionais.

Descomplicador:

A mais recente sondagem da Metroscopia para o “El País” revela que o Ciudadanos é já a terceira força política em Espanh. A dois meses das legislativas no país vizinho, o partido de Albert Rivera reúne 21,5% das intenções de voto e aproxima-se assim de PP (23,4%) e PSOE (23,5%), criando um empate técnico entre as três forças. O Podemos, de Pablo Iglesias, surge em quarto lugar com 14,1%.

Publicado por: José Pedro Mozos

22 anos, natural de Lisboa. Aos dezasseis anos percebeu que a sua vocação era o jornalismo. Licenciado em jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Socia e pós graduado em Jornalismo Multiplataforma pela FCSH - Universidade Nova de Lisboa. Foi comentador num programa da rádio da sua faculdade sobre actualidade política; editor de música da ESCS Magazine e escreveu para o site Bola na Rede. Acredita no jornalismo como sendo um dos pilares de qualquer democracia. Atualmente, é jornalista na SIC Notícias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *