Partido de Merkel com popularidade em baixo

A CDU, partido politico de Angela Merkel na Alemanha está com o nível mais baixo de popularidade nos últimos dois anos. A vaga de refugiados está a provocar problemas internos no partido, com opiniões divergentes na família politica da chanceler alemã.

Angela MerkelApesar de se manter na frente, a CDU recuou para 28%, o nível mais baixo desde Setembro de 2013, sendo que os dados de apoiantes da politica de Angela Merkel para os refugiados (39%) é inferior aos que criticam a actuação da chanceler neste tema, cerca de 48%.

Os partidos que defendem menos abertura aos refugiados subiram nas sondagens, com o Alternativa para a Alemanha a registar 5% e o FDP, partido liberal, a registar 6% das intenções de voto na Alemanha. Merkel garante no entanto numa entrevista que será ainda publicada no Bild que o aumento dos refugiados no país não vai levar a um aumento de impostos.

Angela Merkel garante ainda que nenhum alemão terá de ter medo que “os refugiados lhe tirem parte dos seus benefícios”, em resposta à introdução de um cartão sanitário para os refugiados que entrarem no país. Recorde-se que no inicio da vaga de refugiados, Angela Merkel abriu as fronteiras, tendo sido aplaudida pela comunidade internacional.

Descomplicador:

Angela Merkel tem o seu partido, a CDU a atingir os níveis mais baixos de popularidade desde há dois anos, devido à sua politica com os refugiados. Por outro lado os partidos que defendem uma politica mais controlada nesta área subiram nas sondagens.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Há 1 comentário neste artigo
  1. Pingback: Amigos, amigos, imigração à parte – Merkel e Trump não escondem problemas – Panorama

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *