Presidente bielorusso reeleito para o quinto mandato

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko foi reeleito para um quinto mandato, com a esmagadora percentagem de 83,5% dos votos, segundo revelou a direcção da Comissão Eleitoral. Este é o melhor resultado do Presidente que está no poder há 21 anos.

Alexander LukashenkoA chefe da comissão eleitoral revelou na tradicional conferência de imprensa a votação da reeleição de Alexander Lukashenko que parte assim para o quinto mandato com o melhor resultado desde que foi eleito a primeira vez em 1994.

A taxa de participação neste acto eleitoral foi de 86,75%. Alexander Lukashenko é habitualmente acusado de atentar contra os direitos humanos, tendo antes deste acto eleitoral libertado alguns críticos da sua presidência. A União Europeia admite já levantar as sanções aplicadas desde 2011, caso não se verificassem actos de opressão nestas eleições.

Recentemente a galardoada com o Prémio Nobel da Economia, Svetlana Alexievitch disse que a Bielorrússia é uma “ditadura suave”, tendo alertado ainda a União Europeia para o levantamento das sanções, classificando de “perigosa” a aproximação a Lukashenko e recordando que sempre que chegam novos elementos ao Parlamento Europeu “julgam que conseguem resolver o problema, mas Alexander Lukashenko não é um homem de confiança”.

Descomplicador:

Alexander Lukashenko foi reeleito para um quinto mandato à frente dos destinos da Bielorrússia, com a maior percentagem de sempre, completando já 21 anos no poder. A recém-nomeada Nobel da Literatura diz que o regime é uma “ditadura suave”.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *