Marisa Matias apontada pelo Bloco de Esquerda à Presidência da Republica

A eurodeputada do Bloco de Esquerda, Marisa Matias será ao que tudo indica, a candidata à Presidência da Republica por indicação do partido liderado por Catarina Martins, ao que avança o jornal Público. Marisa Matias foi eleita eurodeputada pela primeira vez em 2009, tendo renovado o seu mandato em 2014, onde foi já eleita por uma vez “Deputada do Ano” na área da saúde.

Marisa MatiasDepois do PCP ter indicado Edgar Silva como candidato à Presidência da Republica, o Bloco de Esquerda optou também por apresentar um candidato próprio, não apoiando nenhum dos candidatos da área da esquerda que já estão na corrida (Sampaio da Nóvoa, Maria de Belém, Henrique Neto).

Marisa Matias é assim mais um nome que se junta à corrida a Belém, e será a terceira mulher, depois de Maria de Belém e de Manuela Gonzaga, apoiada pelo PAN, caso consiga as 7500 assinaturas para levar a cabo a sua candidatura.

A militante bloquista foi o nome mais forte apontado pela direcção nacional do Bloco de Esquerda, tendo sido já discutido em Comissão Politica, constituída por nove elementos, mas faltando ainda a aprovação da Mesa Nacional, numa reunião agendada para este fim-de-semana.

Marisa Matias é doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra, sendo investigadora do Centro de Estudos Sociais da mesma universidade. A nível politico, foi eleita eurodeputada em 2009, tendo sido eleita Deputada do Ano na área da saúde, onde foi já relatora de inúmeras propostas e leis europeias.

A eurodeputada bloquista participou activamente na campanha eleitoral para as eleições legislativas de 4 de Outubro, tendo também sido a presidente da mesa da última convenção nacional do Bloco que resultou num empate entre a lista de Catarina Martins e de Pedro Filipe Soares, sendo vista no partido como uma das figuras mais agregadoras.

Descomplicador:

Marisa Matias é a mais recente candidata à Presidência da Republica, por indicação do Bloco de Esquerda. A eurodeputada bloquista desempenha funções no Parlamento Europeu desde 2009, é socióloga e participou activamente na campanha para as eleições legislativas de 4 de Outubro.

 

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *