Martin Schulz deseja ver António Costa como Primeiro-Ministro

Ontem foi um dia intenso de reuniões em Bruxelas, com Pedro Passos Coelho, António Costa e Catarina Martins a dobrarem-se em reuniões com os parceiros internacionais, das famílias europeias que constituem. Martin Schulz, Presidente do Parlamento Europeu, dos Socialistas Europeus, disse que “desejava” ver António Costa como Primeiro-Ministro português.

Martin SchulzMartin Schulz disse ainda que é normal ver a aproximação do Partido Socialista aos partidos da esquerda, acrescentando no entanto que “que é muito difícil, por agora, em Portugal, quer para o governo cessante quer para o partido socialista, formar um governo”. O alemão Martin Schulz fez ainda questão de referir que não cabe ao “Presidente do Parlamento Europeu interferir no processo”, deixando no entanto o desejo de ver António Costa como Primeiro-Ministro.

António Costa disse também em Bruxelas que está disponível para liderar um governo anti-austeridade, dando seguimento à linha de orientação do Partido Socialista. António Costa reforçou a ideia de que está disponível para continuar as conversações com o PSD e o CDS recusando-se a “fechar portas, mas sim a abrir portas para entendimentos futuros”.

Entretanto Pedro Passos Coelho também esteve com a sua família europeia, o Partido Popular Europeu, mas disse que só falaria da situação portuguesa em Lisboa, limitando-se em Bruxelas a “esclarecer os parceiros europeus, que estão naturalmente curiosos”.

Por fim, Catarina Martins, do Bloco de Esquerda, esteve reunida com a líder da Esquerda Unitária, para além de ter estado num encontro com o Primeiro-Ministro grego, Alex Tsipras. Catarina Martins fez-se sempre acompanhar da eurodeputada bloquista, Marisa Matias.

Descomplicador:

O Presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz disse “desejar” ver António Costa como Primeiro-Ministro português, mas reforçou que não é papel do Presidente do PE interferir no processo. Passos Coelho e Catarina Martins também estiveram reunidos com os seus parceiros internacionais.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *