Embaixador chinês pediu a Jeremy Corbyn para se “comportar”

O embaixador chinês em Londres pediu ao líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn para se “comportar” na visita de estado do Presidente chinês, Xi Jinping. Segundo a embaixada chinesa a visita não tem como objectivo falar dos direitos humanos, mas Corbyn vai mesmo puxar “à mesa de conversa” esse tema.

Jeremy CorbynComo líder do Labour, o Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn marcará presença num jantar com as principais personalidades politicas britânicas, onde o convidado de honra será o Presidente chinês. A questão dos direitos humanos tem sido muito referenciada pelo polémico líder dos trabalhistas britânicos, que contudo deverá pedir uma audiência privada com o líder chinês para discutir esta temática.

O embaixador chinês em Londres pediu assim a Corbyn “para se saber comportar”, destacando que a visita “não é para fazer um debate sobre direitos humanos”, acrescentando que não lhe parece que Jeremy Corbyn “puxe por esse tema” no jantar diplomático que terá lugar no Palácio de Buckingham.

Xi JinpingXi Jinping, Presidente chinês, estará em visita de estado ao Reino Unido entre os dias 19 e 23 de Outubro, onde tem previsto um encontro com o Primeiro-Ministro britânico, David Cameron, devendo também discursar para o Parlamento do Reino Unido, segundo revela a agenda oficial do Governo chinês.

O Presidente que ficará alojado com a sua mulher no Palácio de Buckingham irá assinar acordos de cooperação económica e cultural entre os dois países, isto depois de no mês passado, o Ministro da Economia britânico, George Osborne e o Primeiro-Ministro chinês, Li Keqiang assinaram 53 acordos de cooperação, incluindo um que prevê a utilização da “City”, a bolsa inglesa, como ponte para a internacionalização da moeda chinesa, o yuan.

Descomplicador:

O embaixador chinês em Londres pediu a Jeremy Corbyn para “se comportar” na presença do Presidente chinês, Xi Jinping. O líder do Labour, os trabalhistas, quer abordar o assunto dos direitos humanos na visita de estado que o Presidente chinês fará ao Reino Unido a partir do dia 19.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *