Varoufakis esteve em Coimbra a lançar mais um ataque à Zona Euro

O popular ex-ministro das finanças grego, Yanis Varoufakis esteve no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, para um “regresso a casa” (à universidade) que lotou os mais de 400 lugares disponíveis e colocou mais uma centena de pessoas nas escadas de acesso e corredores disponíveis. As críticas à Zona Euro foram a tónica dominante da “aula” de Varoufakis.

VaroufakisEm frente a uma plateia que aplaudia o economista grego após cada soundbyte, Varoufakis colocou nos Estados Unidos o ónus da criação da moeda única que segundo ele serviu para “segurar possíveis quedas do dólar”, questionando ainda como é que a Zona Euro é “a única no mundo com um banco central que não depende de um Governo e com Governos sem bancos centrais”.

Yanis Varoufakis relatou ainda experiências que teve no Eurogrupo enquanto desempenhou o papel de Ministro das Finanças grego, relatando que quando falou de economia “pura e dura”, olharam para si como “um animal estranho e arrogante que foi dar aulas aos restantes ministros”.

O ex-ministro de Alex Tsipras contou ainda a história de quando propôs numa reunião do Eurogrupo levar o ultimato à decisão do povo grego ao que o Eurogrupo lhe disse que “as pessoas não iam ter a inteligência para compreender o documento complicado estavam a analisar e a votar sim ou não“, dizendo Varoufakis em jeito de brincadeira que “ia tendo um ataque cardíaco”.

Yanis Varoufakis falou ainda da faculdade como um local onde “se devem desafiar as questões” e não “olhá-los como quem vai à loja comprar tomates”.

Descomplicador:

O ex-ministro das finanças grego, Yanis Varoufakis esteve em Coimbra para uma aula no Centro de Estudos Sociais onde falou sobre os problemas da Zona Euro e contou histórias da sua passagem pelas reuniões do Eurogrupo, colocando nos Estados Unidos o ónus da criação da moeda única.

 

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *