Ordem dos Advogados disponível para apoiar refugiados

A Ordem dos Advogados aprovou por unanimidade a criação de um serviço de apoio jurídico aos refugiados, que será prestada por um conjunto de advogados que se disponibilizem a integrar uma bolsa de voluntários criada especificamente para este efeito. Depois dos médicos aceitarem também integrar uma bolsa de voluntariado, seguem-se agora os advogados.

Ordem dos AdvogadosNo comunicado difundido pela Ordem dos Advogados, assinado pela Bastonária Elina Fraga, é dito que “incumbe aos advogados e advogadas portugueses honrar a tradição de um país de forte emigração, de expansão imperial e colonização, com base numa lógica de reciprocidade de acolhimento”, criando assim este serviço “transitório e excepcional”, que será prestado junto das delegações da Ordem dos Advogados.

A Ordem dos Advogados afirma ainda que cabe ao sector “honrar a história de luta pelos direitos e liberdades”, promovendo assim a integração dos 4500 refugiados dentro das leis vigentes em Portugal, garantindo uma “integração regular, pacifica e adequada”.

As inscrições para a bolsa de voluntários dos refugiados será aberta pelo Conselho Geral da Ordem liderada por Elina Fraga. Os médicos criaram uma plataforma idêntica, com mais de 300 médicos a disponibilizarem-se para prestarem assistência aos refugiados que vierem a integrar o país, ainda que se tenham de deslocar ao local onde se encontram.

Descomplicador:

A Ordem dos Advogados vai criar uma bolsa de voluntários com advogados portugueses para prestarem apoio jurídico aos refugiados que vierem para Portugal. Depois dos médicos, agora são os advogados a disponibilizarem-se para prestar apoio aos refugiados.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *