Ferro Rodrigues eleito presidente da AR. Primeiro dia no Parlamento começa com provocação do PSD

Ferro Rodrigues foi hoje eleito presidente da Assembleia da Republica com 120 votos. O primeiro dia na Assembleia da Republica começou com uma provocação por parte do PSD. Luís Montenegro, novamente escolhido como líder parlamentar do PSD, indicou o nome do socialista Alberto Martins para dirigir de forma interina os trabalhos até à eleição do novo presidente da Assembleia da Republica.

Ferro RodriguesAlberto Martins, do Partido Socialista foi o nome sugerido pela ala afecta a António José Seguro como candidato à presidência deste orgão, não tendo no entanto ganho força para ser proposto a votação. Os aplausos por parte da bancada socialista demoraram a surgir após a indicação do nome por parte de Luis Montenegro.

No que toca à eleição do Presidente do Parlamento, o PSD e o CDS indicam assim o nome de Fernando Negrão, enquanto a ala socialista apresentou o nome do ex-Secretário-Geral do partido, Ferro Rodrigues. Eduardo Ferro Rodrigues foi assim eleito à primeira tentativa, com 120 votos, menos dois do que a maioria de esquerda e Fernando Negrão contou com 108 votos, mais um do que o total dos deputados da direita. Dois dos votos foram em branco.

Esta é apenas a quinta vez que a eleição para Presidente da Assembleia da Republica conta com dois candidatos. Desde 1991 que a tradição parlamentar indica que o partido mais votado indica o nome do candidato à segunda maior figura de estado, apesar de em 2011, o nome proposto pelo PSD, Fernando Nobre, ter sido recusado pela maioria dos deputados.

Descomplicador:

Ferro Rodrigues foi eleito esta tarde Presidente da Assembleia da Republica com 120 votos, sucedendo assim a Assunção Esteves na liderança do Parlamento. O deputado proposto pelo PSD, Fernando Negrão, contou com 108 votos.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *