Assunção Cristas protagoniza conversa sobre a fé

Maria João Avillez tem conduzido desde 21 de Outubro um conjunto de conversas com personalidades sobre a fé, na Capela do Rato. Na Terça-Feira, 27 de Outubro a protagonista foi a Ministra da Agricultura, Assunção Cristas que encheu a capela a cargo do também escritor José Tolentino de Mendonça. Assunção Cristas disse no entanto que a fé influência as decisões politicas “consoante a consciência individual de cada um, como em tudo na vida”.

Assunção CristasFoi uma conversa descontraída e em tom informal que Maria João Avillez conduziu na Capela do Rato e onde para além de possibilitar a Assunção Cristas falar da sua relação com a Igreja Católica ainda deu para uma ou duas inconfidências.

A actual Ministra da Agricultura e do Mar disse que o que pede mais “é fé, porque a saúde vem a seguir a isso”, explicando que “saúde todos queremos, agora veja a forma como os que têm fé enfrentam os problemas”, dizendo que é esse o principal valor que tenta incutir nos filhos, com vai semanalmente à missa aos Domingos.

Assunção Cristas que foi convidada para o CDS aquando do debate da despenalização do aborto confessou ainda que tem “em Jesus um crivo”, tendo confessado que a fé esteve presente nos momentos em que decidiu aceitar o convite de Paulo Portas para aderir ao CDS.

A militante centrista confidenciou ainda que quando foi convidada para o Governo por Paulo Portas em 2011 só teve tempo de falar com o seu marido, tendo em conta que “Paulo Portas me deu apenas duas horas para lhe dar uma resposta”, provocando risos na sala quando revelou que o líder do CDS lhe disse que “a vantagem de não convidar estrelas é que respondem depressa”.

Maria João Avillez mostrou ainda a sua admiração pela capacidade de manter a calma de Assunção Cristas que, mais uma vez entre risos, disse ter sido até “pouco calma na última entrevista que dei [à TVI], com menos capacidade consensual e mais bélica”, revelou a Ministra do Governo liderado por Pedro Passos Coelho.

Na próxima Quarta-Feira, 4 de Novembro o convidado será o candidato presidencial, Marcelo Rebelo de Sousa e na semana seguinte, 11 de Novembro, a também candidata Maria de Belém. Por este ciclo de conversas vão ainda passar Pedro Mexia, Fernando Santos, Carminho, Henrique Monteiro e João Taborda da Gama.

Descomplicador:

Assunção Cristas esteve à conversa com a jornalista Maria João Avillez na Capela do Rato, onde contou também algumas inconfidências acerca dos convites de Paulo Portas para aderir ao CDS e mais tarde ao Governo, para o lugar para o qual “renovou” agora o mandato, o Ministério da Agricultura.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *