Partido de Erdogan renova maioria absoluta na Turquia

O polémico Recep Tayyip Erdogan renovou a maioria absoluta do seu partido, nas eleições legislativas da Turquia, com o Partido da Justiça e Desenvolvimento a conquistar mais uma vitória. Segundo Erdogan, o povo turco optou pela “unidade e integridade”, ao renovar a maioria parlamentar do partido, que tem vindo a conquistar desde 2003.

ErdoganEm comunicado, Erdogan diz ainda que a Turquia preferiu “acção e desenvolvimento à controvérsia”, acrescentando ainda que a decisão dos turcos foi bastante clara. Com 95% dos votos contabilizados, segundo os últimos dados, o Primeiro-Ministro, Ahmet Davutoğlu foi assim reconduzido, reconquistando a maioria que tinha perdido há cinco meses.

O partido de Erdogan conquistou 315 dos 550 deputados do parlamento turco, conquistando 49,4% dos votos dos eleitores turcos. Em segundo lugar ficou o Partido Republicano do Povo, socia democrata, com 24,5% dos votos e a fechar o “pódio”, o Partido de Acção Nacionalista, de direita, com 12%.

O partido pró-curdo, conseguiu à justa eleger deputados, tendo conquistado 10,4%, mais 0,4% do que os necessários para eleger representantes no parlamento. A ideia de Erdogan era garantir apoio suficiente no parlamento para alterar a constituição para transformar a Turquia num regime presidencialista, o que não deverá ser possível segundo os primeiros resultados.

Durante as eleições não decorreram problemas de maior na Turquia, tendo existido confrontos entre jovens curdos e a policia assim que foram divulgados os primeiros resultados destas eleições legislativas.

Descomplicador:

O partido do polémico Erdogan conquistou mais uma maioria absoluta na Turquia, desta feita nas eleições legislativas, reconduzindo assim o actual Primeiro-Ministro no cargo. Ainda assim, o Partido da Justiça e Desenvolvimento não deverá conseguir alterar a constituição como pretendia.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *