Cavaco Silva vai condecorar Assunção Esteves e Guilherme D’Oliveira Martins

O Presidente da Republica, Aníbal Cavaco Silva vai condecorar a ex-presidente da Assembleia da Republica, Assunção Esteves e o ex-presidente do Tribunal de Contas, Guilherme D’Oliveira Martins. A cerimónia está marcada para Quarta-Feira, um dia depois do Governo de Passos Coelho ser chumbado no Parlamento como é esperado.

Ordens Honorificas Portugal Presidencia da RepublicaSegundo o jornal Observador, Assunção Esteves e Guilherme D’Oliveira Martins serão condecorados com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, a categoria máxima de condecoração desta ordem e que visa “distinguir os serviços prestados ao país no exercício das funções de soberania”.

Estas duas condecorações acontecem pouco tempo depois de Assunção Esteves e Guilerme D’Oliveira Martins deixarem as suas funções no Parlamento e no Tribunal de Contas. No passado Dia de Portugal, a 10 de Junho, Cavaco Silva tinha condecorado Fernando Teixeira dos Santos, Ministro das Finanças de José Sócrates que foi um dos responsáveis pela chamada da troika.

Assunção Esteve liderou a Assembleia da Republica de 2011 a 2015, depois de gorada a hipótese de eleger Fernando Nobre. Militante do PSD, Assunção Esteves foi juíza do Tribunal Constitucional e nestas eleições optou por ficar de fora das listas da coligação Portugal à Frente.

Já Guilherme D’Oliveira Martins para além de ter sido ministro no governo de António Guterres, liderou nos últimos anos o Tribunal de Contas de onde pediu a sua exoneração há semanas atrás para assumir o seu lugar na administração da Fundação Gulbenkian.

Descomplicador:

Assunção Esteves e Guilherme D’Oliveira Martins serão condecorados na Quarta-Feira pelo Presidente da Republica, Cavaco e Silva com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo que visa “distinguir os serviços prestados ao país no exercício das funções de soberania”.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *