Hoje começa o debate do Programa. Pedro Nuno Santos abre o debate pelo PS

Começa hoje o debate do Programa de Governo do PSD e do CDS na Assembleia da Republica. O debate termina apenas amanhã à tarde mas a votação é já conhecida caso não existam mudanças de última hora. A maioria de esquerda vai votar contra o Programa de Pedro Passos Coelho e Paulo Portas abrindo assim caminho a um Governo liderado pelo Partido Socialista.

Pedro Nuno SantosO debate do Programa de Governo será assumido em primeiro lugar por Pedro Nuno Santos, pelo Partido Socialista. O economista, actual presidente da distrital de Aveiro do PS foi um dos nomes que marcou presença nas reuniões de negociação entre o PS, PCP e Bloco de Esquerda, tendo vindo a ganhar desde o inicio da campanha eleitoral uma importância cada vez maior no núcleo duro de António Costa. Hoje no importante debate do Programa do Governo será a primeira voz do PS a ser ouvida, segundo o que avançou o semanário Expresso.

Segundo o mesmo jornal hoje são ainda esperadas as intervenções de Paulo Trigo Pereira, João Galamba, Ana Paula Vitorino e Ana Catarina Mendes. Estas intervenções terão lugar na fase de pedidos de esclarecimentos. No debate formal será Carlos César, líder parlamentar a abrir as “hostilidades” pelos socialistas.

Moção de rejeição votada será a do PS

Quanto à rejeição deste Programa do Governo, ao que tudo indica a moção votada será a do Partido Socialista. Os serviços da Assembleia da Republica apenas permitem a discussão da primeira moção a dar entrada nos serviços, que será a do PS segundo o acordo com o PCP e o Bloco.

As moções podem ser entregues até ao fim do debate do Programa de Governo, que acaba apenas amanhã à tarde, sendo que o PCP, o Bloco de Esquerda e Os Verdes vão também apresentar as suas moções mas que já não serão votadas.

Entretanto a assinatura do acordo entre as esquerdas ainda não está agendada, avançando João Galamba, novo responsável da comunicação do partido que a formalização poderá acontecer no próprio dia das votações.

Descomplicador:

A moção de rejeição do PS será a que vai ser votada no Parlamento, segundo o acordo feito entre todos os partidos da esquerda. No debate do Programa de Governo do PSD e do CDS será Pedro Nuno Santos a primeira voz a intervir em nome do Partido Socialista.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *