Procuradora Geral da Republica recusou convite para reunião com o PS

A Procuradoria Geral da Republica recusou um convite formulado pelo Partido Socialista para uma reunião no Largo do Rato. Joana Marques Vidal, a actual Procuradora Geral recusou o convite por entender que “não cabe ao Ministério Publico” participar em reuniões partidárias especialmente em período de pré-campanha eleitoral.

Joana Marques VidalAinda assim, a Procuradora Geral da Republica disponibilizou-se a receber António Costa em audiência, disponibilizando-se igualmente para receber todos os restantes líderes partidários, no entanto segundo o Diário de Noticias o encontro acabou por nunca chegar a acontecer.

O encontro estaria agendado para dez dias antes das eleições, 24 de Setembro, mas a recusa dos membros do Conselho Superior de Magistratura acabou por inviabilizar essa reunião que segundo fonte do PS ao DN seria para debater questões orçamentais da área da justiça, à semelhança do que o partido estaria a fazer nas áreas da saúde e da educação.

A recusa do convite ficou aliás registada na acta do Conselho Superior de Magistratura do dia 22 de Setembro. Segundo o mesmo jornal, o convite foi recebido com estranheza pelo Ministério Publico pelo inédito do acontecimento visto que “a justiça não deve ouvir recados do poder politico”, situação que levou também à recusa do convite de António Costa.

Fonte do Ministério Publico acrescenta ainda que o Conselho Superior de Magistratura tem nos seus órgãos elementos nomeados pela Assembleia da Republica que são assim responsáveis por passar ao poder politica as necessidades do sector.

Descomplicador:

O Partido Socialista convidou a Procuradoria Geral da Republica para uma reunião dez dias antes das eleições legislativas, convite esse que foi recusado por Joana Marques Vidal pela estranheza que gerou no Conselho Superior de Magistratura. Segundo fonte do sector ao Diário de Noticias, “o Ministério Publico não tem de ouvir recados do poder politico”.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *