DBRS mantém rating português acima de “lixo”

A agência de notação financeira canadiana, DBRS manteve hoje o rating de Portugal acima de “lixo”, numa revisão que era esperada com expectativa por parte dos investidores, visto esta ser a única agência que não tem o rating português no nível mais baixo.

DBRS ratingCom esta revisão onde o rating se manteve em BBB, o patamar mais baixo de investimento, a dívida portuguesa não recebe assim a pior classificação por parte de todas as agências o que mantém aberto o caminho para os investidores até à próxima revisão. Esta revisão era esperada por parte dos mercados depois da crise politica que se está a viver no país.

A DBRS manteve ainda a perspectivas de futuro estáveis no que toca à dívida publica portuguesa, dizendo que “a confirmação do rating reflecte a avaliação da DBRS da melhoria do perfil creditício de Portugal nos últimos anos, na sequência do progresso substancial na redução dos desequilíbrios externo e orçamental”.

Esta noticia é vantajosa para o estado português que assim pode continuar a recorrer às linhas de crédito do Banco Central Europeu (BCE). A par do estado português, também a banca pode assim continuar a aceder às linhas de financiamento de baixo custo disponibilizadas pelo BCE.

A Fitch, Standar & Poors e a Moody’s têm todas o rating nacional em “lixo”, sendo essencial para Portugal manter-se à “tona” na DBRS, que apesar de manter o rating estável avisa que “o rating de Portugal pode ficar sob pressão para uma revisão em baixa se houver um enfraquecimento do compromisso político com políticas económicas sustentáveis”.

Descomplicador:

A agência de notação financeira DBRS manteve o rating português acima de “lixo”, possibilitando assim ao estado e à banca portuguesa poder continuar a recorrer às linhas de financiamento de baixo custo do Banco Central no Europeu.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *