Novo Banco pode precisar de 1400 milhões

Os resultados dos testes de stress realizados ao Novo Banco pelas instâncias europeias indicam no pior dos cenários um desvio de 1398 milhões de euros. Ainda assim o Banco Central Europeu revela que no cenário base o banco passará nos testes de stress.

Novo BancoO rácio de 8,24% garante assim no cenário base dos testes de stress que o Novo Banco passa com sucesso os testes do Banco Central Europeu. O pior cenário pode surgir em 2017, existindo aí sim a necessidade de repor 1398 milhões de euros o que obriga a alterações de fundo na estrutura do banco.

Ainda assim as insuficiências do Novo Banco ficam aquém daquilo que apontavam os analistas, que indicavam para falhas na ordem dos 1500 a 2000 milhões de euros. O Banco de Portugal não entra em alarmismos, informando que as falhas de capital serão repostas com o plano estratégico que está já em implementação e que será apresentado ao longo das próximas semanas.

Ainda assim o cenário ideal era a venda do Fundo de Resolução a um accionista privado, situação que punha assim fim às necessidades de capitalização do Novo Banco. Agora que os cenários estão já feitos por parte do Banco Central Europeu o processo de venda pode volta ao activo.

O ex-Secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, será agora o responsável pela venda do Novo Banco, depois de ter sido o responsável pela privatização da TAP e das concessões nos transportes.

Descomplicador:

O Novo Banco precisará no pior dos cenários de 1398 milhões de euros. Ainda assim segundo os testes de stress do Banco Central Europeu, para já os rácios estão a ser cumpridos, podendo assim recomeçar o plano de venda que agora será liderado pelo ex-Secretário de Estado, Sérgio Monteiro

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *