Eleições presidenciais marcadas para 24 de Janeiro

Cavaco Silva marcou já as eleições presidenciais que vão escolher o seu sucessor. Tal como em 2011 as eleições vão decorrer no terceiro Domingo de Janeiro, estando assim agendadas para dia 24. As candidaturas têm assim que ser formalizadas no Tribunal Constitucional um mês antes, portanto até 24 de Dezembro.

Presidência da RepublicaSegundo o semanário Expresso os candidatos foram já notificados da data das eleições, tendo assim até ao dia 24 de Dezembro para entregar junto do Tribunal Constitucional as 7500 assinaturas e as restantes formalidades. Cavaco Silva termina o seu mandato a 9 de Março e tem de ter eleito o seu sucessor 60 dias antes do fim do seu mandato.

Com a marcação das eleições para 24 de Janeiro, caso nenhum dos candidatos recolha mais de 50% dos votos terá então de se marcar uma segunda volta, que terá de ser agendada até ao dia 14 de Fevereiro, 21 dias depois da primeira volta eleitoral.

A informação foi indicada esta manhã pela Presidência da Republica, segundo informação publicada no site da Presidência. Para já os principais candidatos presidenciais são Marcelo Rebelo de Sousa, Sampaio da Nóvoa, Maria de Belém, Edgar Silva, Marisa Matias, Henrique Neto, Paulo Morais e Manuela Gonzaga.

Descomplicador:

Cavaco Silva marcou para 24 de Janeiro as eleições presidenciais que vão escolher o seu sucessor. O mandato do actual Presidente da Republica termina a 9 de Março e o sucessor tem que ser escolhido 60 dias antes do fim do mandato. A acontecer uma segunda volta, pode disputar-se até 14 de Fevereiro.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *