Novo Secretário de Estado quer premiar autarquias que recebam refugiados

O recém-empossado Secretário de Estado da Administração Local, João Taborda da Gama sugeriu em Coimbra que as autarquias que melhor recebam os refugiados devem ser premiadas por parte da administração central, promovendo assim o acolhimento de refugiados em todo o território nacional.

João Taborda da GamaEsta sugestão foi transmitida na sequência da entrega das distinção do programa “Autarquia familiarmente mais responsável”, que decorreu na sede da Associação Nacional de Municípios Portugueses. João Taborda da Gama disse que em particular neste momento “quando tanto nos queixamos da baixa natalidade, ou do problema da baixa densidade populacional e das suas assimetrias, saibamos acolher quem aqui nos chega e por aqui quer ficar”.

João Taborda da Gama salientou ainda a importância dos municípios na forma como promovem a natalidade e o bem-estar das famílias, defendendo ainda o “modelo de interacção entre a esfera pública e a esfera privada que é um exemplo que deve ser seguido noutras províncias do agir público e privado”.

Esta iniciativa, “Autarquia familiarmente mais responsável”, distingue os municípios após uma avaliação em áreas como o apoio à maternidade e paternidade, apoio às famílias com necessidades especiais, serviços básicos (consideração do agregado familiar na cobrança de água e saneamento, por exemplo) e educação e formação, mas também na habitação e urbanismo, transportes, saúde, cultura, desporto, lazer e tempo livre, cooperação e participação social, entre outros.

Descomplicador:

O recém-empossado Secretário de Estado da Administração Local, João Taborda da Gama, disse recentemente num evento de distinção das autarquias que são “mais amigas das famílias” que a administração central deve distinguir os municípios que melhor recebem os refugiados.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *