Sondagem “tira” vitória de Marcelo à primeira volta

Uma sondagem realizada pela Eurosondagem para a SIC e para o Expresso atribuiu a vitória a Marcelo Rebelo de Sousa, mas sem uma vitória à primeira volta, dando 48% ao candidato da direita. No mesmo estudo, Maria de Belém surge à frente de Sampaio da Nóvoa.

Sondagem Expresso/SIC

Sondagem Expresso/SIC

Esta que é uma das primeiras sondagens realizadas depois da apresentação de Edgar Silva e de Marisa Matias, surge assim como o primeiro sinal de prudência para a candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa, que segundo estes dados não consegue uma vitória na primeira volta.

Apesar de surgir em primeiro com 48% das intenções de voto e apesar de Maria de Belém, em segundo lugar, surgir com mais de 30 pontos de diferença, com 18,9%, a soma dos candidatos da esquerda impede a vitória do ex-comentador à primeira volta. Em terceiro lugar surge o ex-reitor António Sampaio da Nóvoa, com 16,7% das intenções de voto.

Marisa Matias, fruto possivelmente dos bons resultados do Bloco de Esquerda nas legislativas, surge em quarto com 6,9%, à frente do candidato comunista, Edgar Silva que regista 5,2% das intenções de voto. Dos candidatos que não contam com máquinas partidárias, Henrique Neto surge com 2,2% e Paulo Morais com 1,1%.

Paulo Morais vai ao que tudo indica formalizar a sua candidatura presidencial no dia 1 de Dezembro, dia simbolicamente escolhido que representa a Restauração da Independência portuguesa.

Ainda de acordo com a sondagem divulgada pelo Expresso e pela SIC, Marcelo Rebelo de Sousa é o candidato preferido entre as mulheres e os mais jovens e mais velhos, enquanto por outro lado, Maria de Belém é a preferida entre os homens e os adultos de meia-idade.

Descomplicador:

A candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa recebeu os primeiros dados de prudência com uma sondagem para o Expresso e para a SIC que aponta 48% das intenções de voto para o ex-comentador da TVI, o que impede assim uma vitória à primeira volta. Maria de Belém surge em segundo, a mais de 30 pontos de distância de Marcelo, mas à frente de Sampaio da Nóvoa.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *