As seis dúvidas que separam António Costa de São Bento

O Secretário-Geral do Partido Socialista, António Costa, foi esta manhã recebido pelo Presidente da Republica, Aníbal Cavaco Silva. Numa audiência com duração de meia-hora, Cavaco Silva pediu a António Costa o mesmo que tinha pedido a Pedro Passos Coelho no dia seguinte às eleições de 4 de Outubro: “desenvolver esforços tendo em vista apresentar uma solução governativa estável, duradoura e credível”.

António CostaAssim, Cavaco Silva entregou a António Costa um documento, que divulgou no site da Presidência, onde quer ver esclarecidas seis dúvidas quanto ao acordo entre o Partido Socialista e o Bloco de Esquerda, o Partido Comunista Português e os Verdes.

No entender do Presidente da Republica, os acordos assinados “suscitam dúvidas quanto à estabilidade e à durabilidade de um governo minoritário do Partido Socialista, no horizonte temporal da legislatura”.

Cavaco Silva pediu assim a António Costa para clarificar:

  1. A aprovação de moções de confiança
  2. A aprovação dos Orçamentos do Estado, em particular o Orçamento para 2016
  3. O cumprimento das regras de disciplina orçamental aplicadas a todos os países da Zona Euro e subscritas pelo Estado Português, nomeadamente as que resultam do Pacto de Estabilidade e Crescimento, do Tratado Orçamental, do Mecanismo Europeu de Estabilidade e da participação de Portugal na União Económica e Monetária e na União Bancária
  4. O respeito pelos compromissos internacionais de Portugal no âmbito das organizações de defesa colectiva
  5. O papel do Conselho Permanente de Concertação Social, dada a relevância do seu contributo para a coesão social e o desenvolvimento do País
  6. A estabilidade do sistema financeiro, dado o seu papel fulcral no financiamento da economia portuguesa

Para Cavaco Silva estas questões são importantes de serem esclarecidas antes da indigitação formal, tendo em conta que “a continuidade de um governo exclusivamente integrado pelo Partido Socialista dependerá do apoio parlamentar das forças partidárias com as quais subscreveu os documentos”.

Descomplicador:

Cavaco Silva entregou hoje a António Costa um documento com seis questões que considera importantes de serem respondidas antes da indigitação formal do líder do Partido Socialista como Primeiro-Ministro. Ainda assim, o Presidente da Republica pediu já a António Costa para construir uma “solução governativa estável, duradoura e credível”.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *