Cavaco Silva indigitou António Costa como Primeiro-Ministro

O Presidente da Republica, Anibal Cavaco Silva indigitou esta manhã o Secretário-Geral do Partido Socialista, António Costa como Primeiro-Ministro depois de chumbado o Governo liderado por Pedro Passos Coelho. O novo Governo será apoiado pelo PCP, Bloco de Esquerda e pelos Verdes.

António CostaDepois de ontem ter pedido a clarificação de seis questões consideradas essenciais, hoje Cavaco Silva chamou novamente António Costa a Belém, difundindo no fim da audiência um comunicado onde dá conta da indigitação do líder socialista.

No comunicado publicado no site da Presidência da Republica, Cavaco Silva afirma que “as informações recolhidas nas reuniões com os parceiros sociais e instituições e personalidades da sociedade civil confirmaram que a continuação em funções do XX Governo Constitucional, limitado à prática dos actos necessários para assegurar a gestão dos negócios públicos, não corresponderia ao interesse nacional”, decidindo assim indigitar António Costa.

Cavaco Silva acrescenta ainda que “tomou devida nota da resposta do Secretário-Geral do Partido Socialista às dúvidas suscitadas pelos documentos subscritos com o Bloco de Esquerda, o Partido Comunista Português e o Partido Ecologista “Os Verdes” quanto à estabilidade e durabilidade de um governo minoritário do Partido Socialista, no horizonte temporal da legislatura”.

Os primeiros comentários indicam que o líder do Partido Socialista pode vir a tomar posse ainda esta semana, apresentando o Programa de Governo na Assembleia da Republica durante a próxima semana.

Descomplicador:

António Costa foi indigitado esta manhã Primeiro-Ministro pelo Presidente da Republica, Cavaco Silva. No comunicado, Cavaco Silva diz que todos os que ouviu durante os últimos dias indicaram que manter o actual Governo em funções era o mais prejudicial ao país.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *