Europa chega a acordo com a Turquia

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, anunciou hoje que a União Europeia chegou a acordo com a Turquia para controlo das fronteiras por forma a conseguir assim controlar o fluxo de migrantes para os países europeus. Ainda assim, Tusk deixou um conjunto de alertas ao mundo.

Donald TuskNa cimeira de lideres da União Europeia com a Turquia, Donald Tusk mostrou-se aliviado por “depois de muitas semanas de duro trabalho e conversações difíceis chegámos a um acordo, que espero que seja hoje aceite por todas as partes”, alertando no entanto para o facto de a Europa “não poder subcontratar o controlo das fronteiras a entidades externas”.

Este acordo estabelece assim que a Turquia tem que reforçar o controlo das suas fronteiras internas para controlar assim o fluxo de migrantes que passam depois para a Europa a em contrapartida a União Europeia assegura o realojamento dos migrantes, especialmente os provenientes da Síria.

Este acordo envolve ainda uma transferência para a Turquia de 3 mil milhões de euros, sendo que 2,5 mil milhões serão suportados pelos países europeus. Ainda assim, esta cimeira, segundo Donald Tusk tem um objectivo maior do que tratar da questão dos refugiados.

Donald Tusk “abriu o jogo”, acrescentando também que esta cimeira é mais abrangente, pretendendo assim retomar o processo de adesão da Turquia à União Europeia. A par disso, Tusk referiu também o facto de a Turquia ser  “um parceiro-chave na luta contra o terrorismo, e necessitamos também de melhor cooperação quando se trata da Síria, mas também quando se fala do Chipre”.

Descomplicador:

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk confirmou esta tarde o acordo entre a União Europeia e a Turquia para o controlo do fluxo de migrantes para a Europa. A Turquia vai reforçar o controlo das suas fronteiras. Entretanto a Europa reabre o debate acerca da adesão dos turcos à União Europeia.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *