Base das Lajes reavaliada pela Defesa dos Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, promulgou a lei do orçamento de defesa que prevê a reavaliação das utilização da base das Lajes, nos Açores. Vasco Cordeiro, presidente do governo regional dos Açores, já reagiu e mostrou-se para já satisfeito com os primeiros sinais.

Agora, segundo Vasco Cordeiro, “o Departamento da Defesa, tem a obrigação de apresentar um relatório para avaliar outras possibilidades de uso da base das Lajes”, não podendo excluir à partida a utilização da base açoriana por parte das forças armadas americanas.

Base das LajesVasco Cordeiro mostrou-se também satisfeito pelo facto de Barack Obama ter reprovado uma primeira versão do orçamento, abrindo assim espaço às conversações para a continuidade ou para a redefinição da base das Lajes. Este documento impede também que nenhuma verba possa ser gasta  na construção da fase 2 do ‘Joint Intelligence Analysis Complex’ na base aérea de Croughton, no Reino Unido, até nova reavaliação.

O presidente do Governo Regional dos Açores relembrou que este é apenas o primeiro passo de um longo processo, no entanto é já um importante sinal. A base das Lajes tem um peso bastante significativo na economia açoriana, pelo que a sua manutenção é vital para a Região Autónoma dos Açores.

Vasco Cordeiro enviou ainda através do seu Gabinete de Imprensa uma palavra de reconhecimento aos que designou de “coligação de amigos dos Açores” no Congresso dos EUA, composta por Devin Nunes, Jim Costa e David Valadão.

Descomplificador:

Barack Obama promulgou a lei do orçamento da defesa que prevê a reavaliação das utilizações da base das Lajes, evitando para já o seu fecho ou a redução de utilidade. Vasco Cordeiro já veio demonstrar o seu contentamento perante esta noticia, mas reforçou que este é apenas um primeiro passo.

Com Miguel Dias

xksxja@pwrby.com'
Publicado por: Duarte Pereira da Silva

20 anos, natural de Lisboa mas "radicado" no Algarve desde cedo. Estudante de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Colabora com o site desportivo "Bola na Rede".

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *